O Município de Pacujá na Zona Norte do Estado nos dá um exemplo de preservação dos BENS MATERIAIS ARQUEOLÓGICOS e PALEONTOLÓGICOS que são PATRIMÔNIOS NACIONAIS, que estão sob a guarda do município.
No último dia 2 de Maio do Ano em curso o Prefeito PEDRO ALAN entregou à sociedade local o novo espaço que abrigará o MUSEU DE PACUJÁ no prédio da antiga Comarca.
Inicialmente estão a disposição da sociedade, estudantes, pesquisadores e população em geral o ESPAÇO INTERATIVO DA ARQUEOLOGIA e da PALEONTOLOGIA com aproximadamente 400 peças arqueológicas e paleontológicas de extrema importância para a Ciência que estuda ambos setores.
Para o experiente ambientalista e monitor de turismo Jorge de Moura, o material exposto é fruto do conhecimento e da sensibilidade de professores e pessoas da comunidade que tiveram sensibilidade quanto aos artefatos líticos, mantendo-os sob suas guarda e posteriormente DOADOS, um gesto de grandeza em prol do conhecimento cultural da região.
Lembrando, que o MUSEU DE PACUJÁ foi criado oficialmente em 2 de Janeiro de 2024 porém, o mesmo vem funcionando há anos em prol do desenvolvimento cultural. Ele está sob tutela da Secretaria de Cultura e Turismo que o mantém e aqui um registro, a Secretaria da Educação dá seu irrestrito apoio.
O jovem estudante de história CARLOS GEAN ALVES BENGALY é oficialmente o CURADOR e vem se dedicando a causa com maestria, tentando parcerias em prol de projetos futuros. O mesmo nos informa que, a Instituição Museológica está aberta no horário comercial de 2ª a 6ª feira para visitação. Ele nos adiantou que organizará mostras itinerantes nas escolas e comunidades dentro da filosofia O MUSEU VAI ATÉ VOCÊ, o que não deixa de ser uma louvável iniciativa.
Na 2ª semana do mês de Setembro a cidade de Pacujá receberá luzida comitiva de Professores Doutores e alunos universitários que visitarão o museu, será um acontecimento indelével do ponto de vista social e cultural. Aguardem.
0 Comentários