O Conselho Tutelar de Mauriti vem sendo alvo de fortes críticas por suposta omissão no caso de Thiago Martins, de 12 anos, conhecido como “Vaqueirinho”, encontrado morto em uma ribanceira após participar de uma vaquejada no município, em 6 de maio de 2025.
O caso ganhou repercussão nacional, e as acusações de omissão por parte do Conselho Tutelar se intensificaram. Diante disso, os conselheiros se reuniram com o promotor de Justiça, Dr. Rafael Couto, que gravou um vídeo abordando o assunto.
Confira, a seguir, a nota oficial do Conselho Tutelar de Mauriti–CE.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Conselho Tutelar de Mauriti – CE
O Conselho Tutelar de Mauriti vem, por meio desta nota, esclarecer à população sobre os comentários e críticas que têm sido feitos nas redes sociais relacionados ao caso do adolescente Thiaguinho, conhecido como “Vaqueirinho de Mauriti”.
Nos solidarizamos com a dor da família e lamentamos profundamente o ocorrido. Porém, é importante esclarecer que o Conselho Tutelar não foi acionado, em nenhum momento, por familiares ou por terceiros sobre qualquer situação que envolvesse o adolescente antes dos fatos que vieram a público.
O Conselho Tutelar atua a partir de denúncias. Quando não há denúncia, não há como agir, pois não temos como acompanhar todas as situações isoladamente sem sermos comunicados. Somente após a divulgação nas redes sociais, tomamos conhecimento do caso e passamos a atuar de imediato, indo até a residência da vítima, buscando informações junto à delegacia, à Promotoria de Justiça e demais órgãos competentes.
Na tarde de hoje, estivemos reunidos com o promotor de Justiça, Dr. Rafael Couto, para tratar do caso e reforçar o compromisso do Conselho Tutelar com a proteção dos direitos das crianças e adolescentes. O promotor, inclusive, gravou um vídeo (disponível acima), em que esclarece que o Conselho Tutelar não foi omisso, pois não tinha conhecimento prévio da situação, e alerta sobre a responsabilização de pessoas que têm espalhado informações falsas e atacado injustamente a imagem do órgão.
Reforçamos nosso compromisso com a verdade, com o respeito às famílias e com a defesa dos direitos das crianças e adolescentes de Mauriti.
Conselho Tutelar de Mauriti
Mauriti–CE, 03 de julho de 2025.
0 Comentários