Fortaleza : Palácio da Fazenda retoma cores originais.

 



O Palácio da Fazenda, edifício-sede do Fisco Estadual, voltará a ter as cores originais: rosa e amarelo. A decisão pela pintura mais vibrante em comparação ao atual tom de cinza é resultado de um trabalho de prospecção realizado por empresa de restauro que investigou as camadas de tinta que se encontravam no prédio e descobriu as cores que deram vida ao imóvel na terceira década do século 20.

A definição também tomou como base uma nota técnica elaborada por uma comissão formada por representantes da sociedade civil, de instituições parceiras, da Secretaria da Fazenda (Sefaz), da Superintendência de Obras Públicas (SOP) e da Secretaria da Cultura do Estado (Secult).

A obra de recuperação das fachadas está sendo realizada pela SOP e deve ser concluída no início de agosto. Estão sendo restaurados os elementos decorativos e a alvenaria do prédio, que foi inaugurado em 1927 e tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Ceará em 1982. Segundo a secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, as intervenções têm a finalidade de resgatar a originalidade do bem, zelando pela memória fazendária e preservar o patrimônio histórico-cultural cearense.

Sobre o prédio

O Palácio da Fazenda tem um estilo eclético, que une elementos inspirados nas escolas renascentista e neoclássica, e conta com uma torre, construída com a finalidade de auxiliar na fiscalização das mercadorias que chegavam ao porto da capital cearense.

Além de funcionar como espaço administrativo do Fisco Estadual, o prédio também abriga o Centro de Memória da Fazenda, equipamento cultural da Sefaz. Quem visitar o espaço pode também conferir a beleza de um vitral de seis metros de altura que retrata atividades econômicas realizadas no Ceará no início dos anos 1900.

O edifício-sede está situado na avenida Alberto Nepomuceno, 2, no Centro de Fortaleza.

Postar um comentário

0 Comentários