O MUNICÍPIO DE INDEPENDÊNCIA NO CEARÁ, FARÁ UMA DAS MAIORES AÇÕES AMBIENTAIS DIA 28 DE ABRIL DE 2024, "DIA NACIONAL DO BIOMA CAATINGA".

 


VALDI COUTINHO (Engenheiro Agrônomo), Prefeito do Município de Independência, se reuniu na última 4a. Feira com seu Secretariado além da valiosa participação do Presidente da Câmara dos Vereadores Francisco Nemésio Cavalcante, vários Veereadores da base de sustentação do governo municipal. O Prefeito agradeceu a presença dos ilustres colaboradores, falou da importância da Educação Ambiental e Patrimonial no Bioma Caatinga como Fator de Integração Ambiental. Social e Cultural do qual dependemos, habitamos e vivemos. O principal momento das ações ambientais, será a entrega à população do MOSAICO FLORIDO DO MARCO ZERO na Praça da Igreja Matriz da Senhora Sant'Ana, onde surgirá um belo e florido jardim em apenas 10min, terá a ativa  participação de crianças, adolescentes, adultos apoiados por várias Instituições sediadas no município, no espaço predominarão várias espécies de roseiras em homenagem ao povo independenciano, trabalhador, honrado, recepitivo e inteligente.

O Prefeito Valdi Coutinho fez um restrospecto das ações ambinetais executadas no município, lembrou a integração realizada pela Pacto Ambiental da Região dos Inhamuns e Sertões de Crateús, que foi importantre divisor de águas em benefício da sustentabilidade do nosso Bioma. Foi além ao lembrar que as Regiões dos Inhamuns e Sertões de Crateús tem obrigação de festejarem o Dia Nacional da Caatinga com mais entusiasmo uma vez que, o PAI DA CAATINGA, o renomado e inesquecível JOAQUIM DE CASTRO FEITOSA, cujas qualidades e habilidades conhecemos, é natural do Município de Tauá, onde fundou e deixou a Fundação Bernardo Feitosa - FBF e o Museu Regional dos Inhamuns, uma das mais importantes Unidades Museológicas do Brasil, graças ao seu vasto acervo nas áreas da Arqueologia, Paleontologia e da Aristocracia Rural, que presta relevantes serviços ao Estado do Ceará e ao Semiárido Nordestino.  
Marco Zero, com boa extensão, possui uma visão de 360º no espaço, depois da ação preconizada pela Prefeitura Municipal de Independência, Sertão de Crateús no Ceará. A iniciativa do Prefeito Valdi Coutinho, está sendo vista como uma das mais importantes ações no Dia Nacional da Caatinga, cujo impacto na geografia local, irá emocionar e orgulhar os residentes. Ação necessárias para embelezamento e revitalização do local, considerado o xodó dos independencianos, verdadeiro cartão postal e ponto de atração turística.
O Prefeito VALDI COUTINHO, salientou que a ação faz parte da programação alusiva ao Bioma Caatinga, uma programação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente que unirá as demais Secretarias do Município, Órgãos Municipais, Câmara dos Vereadores, Unidades da Rede Escolar do Município, APAE, Fundação Senhor Pires - FSP, Paróquia de Nossa Senhora Sant'Ana entre outras. Os integrantes do Programa Estadual Agente Jovem Ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente que tem a parceria do Município, participará ativamente do evento. O mosaico florido contará com 8 canteiros que se transformarão num dos mais bacanas espaços da cidade, com espécies ornamentais, as roseiras, adequadas para o embelezamento do espaço, XODÓ INDEPENDENCIANO, serão elementos chaves para adornar naturalmente o espaço, ponto de encontro da população e de entretenimento, além de bonito cartão postal da cidade que tão bem, representa a saga de um povo heróico, trabalhador, inteligente e receptivo, onde a Igreja Matriz, ícone da cidade de Independência, se ergue com toda sua formosura, levesa, brilho e majestade.   
Bioma Caatinga é eminentemente Brasileiro, não tem recebido a devida atenção do País, ocupando uma área de 850.00km2, 12% do Territória Nacional, com mais de 27 milhões de pessoas, espécies de mamíferos, aves, répteis, anfíbios, peixes, abelhas, plantas que são únicas do Bioma, já merecia ser reconhecido por Decreto Federal e Regulamentado por Lei Federal. 
Que o exemplo do Município de Independência ecoe Brasil afora, que outras comunidades vejam o quão bom é trabalhar com quatro mãos em benefício da preservação ambiental da Caatinga, bons resultados serão obtidos em prol do espaço onde residem. A comunidade do Paraiso, no distrito de Ematuba, cuja comunidade está sensiblizada sobre a importância do rico acervo arqueológico e ambiental, lembrará também o dia, com ações de sensibilização e preservação do Patrimônio Ambiental local.
Quem estará acompanhando e participando ativamente das ações ambientais no município, será o ambientalista Jorge de Moura, reconhecido nacionalmente por seu trabalho em prol de vários municípios brasileiros e por sua árdua luta em prol do Bioma Caatinga, metas do também ambientalista, cientista e pesquisador Joaquim de Castro Feitosa, considerado o Pai da Caatinga, que deixou o seu legado para as atuais e futuras gerações. O Município de Independência, ao relembrar os feitos desse ambientalista e reconhecer os méritos do trabalho do maior ambientalista do Brasil, mostra seriedade, reconhecimento de causa, e responsabilidade, tratando-se de um homem que dedicou sua vida a serviço do nosso Planeta, deixando uma herança cultural que honra os Inhamuns, o Semiárido Nordestino, felizmente, o municìpio de Independência reconhece seus feitos. Salve, salve, salve o povo independenciano! O Ceará e o Brasil, terá uma grata surpresa nos dias 26 28 de Abril - DIA DA CAATINGA, no Município de Independência, reforça com entusiasmo o ambientalista Jorge de Moura.



Postar um comentário

0 Comentários