Circuito Popular de Cinema fará exibições em cidades do Cariri.

 


O filme cearense Pacarrete está na programação do Circuito Popular de Cinema. Foto: Divulgação

De 26 de março a 21 de abril de 2022, a Associação Amigos do Cinema e da Cultura (AACIC) vai levar o projeto Circuito Popular de Cinema – Edição Nordeste Ceará, que transforma praças em uma grande sala de cinema ao ar livre, à 8 cidades do interior do Ceará, com o objetivo de aproximar moradores de cidades do interior da produção cinematográfica brasileira. A programação começa em Campos Sales, nos dias 26 e 27 de março, às 19h, na Praça Virgílio Távora (Praça do Ó). O acesso é gratuito e livre para todas as idades. Além de Campos Sales, a mostra de cinema acontece em Santana do Cariri, Salitre, Jaguaruana, Icapuí, Ipaumirim, Apuiarés e Macaracanaú.

Do Ceará, serão exibidos os curtas-metragens “Fluxos” e “Maria da Glória”, do cineasta Diego Akel e o premiado longa-metragem “Pacarrete”, de Allan Deberton. Também serão exibidos os curtas-metragens “Meu nome é Maalum” e “Tainá e a Chuva”, da cineasta Luísa Copetti, do Rio de Janeiro, e o também premiado “O outro lado do paraíso”, longa-metragem de André Ristum, do Distrito Federal.

Até o dia 21 de abril o Circuito Popular de Cinema vai também exibir filmes em praças de Jaguaruana (30 e 31 de março), Icapuí (2 e 3 de abril), Ipaumirim (6 e 7 de abril), Apuiarés (9 e 10 de abril), Salitre (13 e 14 de abril), Santana do Cariri (16 e 17 de abril) e Maracanaú (20 e 21 de abril). Sempre às 19 horas.

O Circuito Popular de Cinema se insere dentro de uma política de democratização e acesso aos conteúdos audiovisuais. “Por mais que seja uma linguagem hoje presente no YouTube, em várias ferramentas acessíveis, a arte cinematográfica ainda é muito restrita”, diz Mardônio Barros, coordenador do Circuito no Ceará.

Programação nas cidades:

1º DIA:

Meu nome é Maalum (curta-metragem)

Fluxos (curta-metragem)

Pacarrete (longa-metragem)

2º DIA:

Tainá e a Chuva (curta-metragem)

Maria da Glória (curta-metragem)

O outro lado do paraíso (longa-metragem)

Sinopse dos filmes:

MEU NOME É MAALUM

Diretora: Luísa Copetti. Duração: 8 min. RJ/Brasil, 2021, Livre

Sinopse: Maalum é uma menina negra brasileira que nasceu e cresceu em um lar rodeado de amor e de referências afrocentradas. Quando ela chega na escola, todos riem do seu nome. Ela não entende o porquê, com a ajuda da sua família descobre o significado e a tristeza se transforma em orgulho da sua ancestralidade.

Elenco (vozes): Layza Griot, Flavio Bauraqui e Roberta Rodrigues

FLUXOS

Diretor: Diego Akel. Duração: 2min. CE/Brasil, 2014, Livre

Sinopse: Um ensaio sobre os fluxos constantes da vida, um autorretrato do seu próprio processo, um improviso sobre Bach, uma investigação em massa de modelar.

Música: “Gigue” (Partita 3 – 7 – BWV 827), por Johann Sebastian Bach, interpretada por Gianluca Luisi.


PACARRETE

Diretor: Allan Deberton. Duração: 97 min. CE/Brasil, 2019, Livre

Sinopse: Uma bailarina incomum vive em Russas, no interior do Ceará. Na véspera da festa de 200 anos da cidade, ela decide fazer uma apresentação de dança, como presente “para o povo”. Mas parece que ninguém se importa.

Elenco: Marcélia Cartaxo, Zezita Matos, Soia Lira, João Miguel, Samya de Lavor, Débora Ingrid, Edneia Tutti Quinto e Rodger Rogério.


TAINÁ E A CHUVA

Diretora:  Luísa Copetti. Duração: 6 min. RJ/Brasil, 2021, Livre

Sinopse: Tainá, o urubu-rei Pepe, o macaco Catu e a ouricinha Suri são os Guardiões da Amazônia. Mas hoje está chovendo e os animais estão todos recolhidos.

Elenco (vozes): Alice Crisci, Caio Guarnieri, Yuri Chesman e Laura Chasseraux

MARIA DA GLÓRIA

Diretor: Diego Akel. Duração: 2 min. CE/Brasil, 2012, Livre

Sinopse: Uma visão gráfica da Alameda Maria da Glória, na cidade de Fortaleza.


O OUTRO LADO DO PARAÍSO

Diretor: André Ristum. Duração: 101 min. DF/Brasil, 2014, Livre

Sinopse: Nando, 12 anos, narra as aventuras do pai, Antônio, um idealista sonhador que sai do interior de Minas para Brasília, a recém-inaugurada capital do Brasil, ainda com obras em andamento. Embalado pela agitação política do período e pelas reformas prometidas pelo então presidente João Goulart, Antônio se depara com a militância política e a agitação dos trabalhadores. Nando começa uma nova vida, novos amigos e uma nova paixão. Chega o golpe militar. Os sonhos se tornam pesadelo.

Elenco: Eduardo Moscovis, Davi Galdeano, Simone Iliescu, Camila Márdila, Jonas Bloch.

                             Gazeta do Cariri 

Postar um comentário

0 Comentários