Mais lazer e segurança para os sobralenses, com a entrega do Parque Evangelina Saboya e uma nova Delegacia Municipal

                          


Dia marcante para a população de Sobral, município da Região Norte. Neste sábado (12), o Governo do Ceará e a Prefeitura de Sobral entregaram aos sobralenses o novo Parque Evangelina Saboya e uma Delegacia Municipal de Polícia Civil. A inauguração contou com a presença do governador Camilo Santana; da vice-governadora Izolda Cela; do prefeito de Sobral, Ivo Gomes; da vice-prefeita Christianne Coelho; do senador Cid Gomes; e do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão.


Ao inaugurar o Parque Evangelina Saboya, na noite do sábado, Camilo Santana destacou como o lazer é importante para o fortalecimento do vínculo e da economia comunitária. “Aqui é para o encontro das famílias do bairro. Encontro das crianças, das mulheres e da juventude. Mais de duas mil árvores foram plantadas aqui. Além do aspecto ambiental, tem o social e de saúde, e tem toda a economia que surge no entorno”, comentou.


Com área de 43.500m², o parque, localizado no bairro Sinhá Saboia, tem academia ao ar livre, playground, anfiteatro, areninha, quadra de vôlei e ciclovia. O equipamento foi nomeado em homenagem a Evangelina Saboya, filha de Sinhá Saboia, e reconhecida por sua dedicação aos mais necessitados da metrópole regional.


Evangelina foi inteiramente dedicada à arte e à generosidade. Foi ela quem doou os terrenos para as primeiras casas populares deste bairro. O que começou de uma doação recebeu o fermento da generosidade”, contou a historiadora Giovana Saboya Mont´Alverne, neta da homenageada.

Na área de lazer também foram realizados serviços de limpeza e dragagem da lagoa e seu entorno, abertura de ruas e um estacionamento. O investimento foi superior a R$ 7 milhões, com recursos municipais, estaduais e federais.


Também, estiveram presentes na inauguração o titular da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron; o comandante-geral da Polícia Militar do Ceará, coronel Márcio Oliveira; o delegado-geral da Polícia Civil do Ceará, Sérgio Pereira; o secretário das Cidades, Marcos Cals; o secretário da Infraestrutura do Ceará, Lucio Gomes; e outras autoridades, entre vereadores, deputados estaduais e federais.


“O projeto desse parque foi 100% feito pelos técnicos da Prefeitura de Sobral, com carinho e amor. Nos angustiava demais ver mais de 80 famílias morando em condições muito precárias. Essas famílias agora estão morando no Jatobá, aqui do lado, em casas de alvenaria, com saneamento, pavimentação, iluminação e uma areninha sendo construída na porta”, detalhou Ivo Gomes, prefeito de Sobral.


A professora Ana Maria Pereira, de 37 anos, reservou o sábado para aproveitar a nova área de lazer e conferir a inauguração. “Você olha esse equipamento e vê emprego e renda de forma direta e indiretamente. A gente pode perceber que até a estrutura aqui dos arredores das casas também mudou. A questão da infraestrutura e do saneamento, tudo muito bom. É do povo para o povo. Espero que a população cuide”, disse a professora, que mora em Sobral há 13 anos.


Para a vice-governadora, a iniciativa é a prova da contínua transformação positiva da cidade. “O poder público tem a obrigação de trabalhar e realizar as obras e os serviços que são importantes para as pessoas. Mas os cidadãos também têm o dever de fazer a parte que lhe cabe. No caso aqui, cuidar bem, fazer daqui o jardim de casa. O lazer das crianças, dos adultos, dos idosos e dos jovens”, disse.

“Essa obra é emblemática porque cuida do meio ambiente, porque dá às pessoas uma moradia digna sem tirar das pessoas o laço de vizinhança, e dá ao Sinhá Saboia sua área de lazer”, reforçou o senador Cid Gomes.


Mais segurança

Na tarde do sábado, a nova Delegacia Municipal de Sobral foi entregue à população. O equipamento também é resultado de uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã (Sesec), e o Governo do Ceará. O prédio, que será utilizado para os serviços da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), foi uma doação do município, e os custos da reforma e restauração do espaço foram arcados pelo governo estadual. O investimento foi de R$ 942.413,31.

“O que há de melhor para a Polícia no Ceará está sendo ofertado, a fim de que os policiais possam trabalhar da melhor forma e nas melhores condições possíveis. E tem o outro lado, o da prevenção, que a gente sabe que o resultado é a médio e longo prazo, mas é preciso persistir. E Sobral já é uma referência para o Brasil e para o mundo em educação. Eu não tenho dúvida que com trabalho, persistência e dedicação, Sobral será uma referência na experiência da Segurança Pública para o Ceará e para o Brasil. Com a liderança, o trabalho e a cooperação que nós temos feito hoje com todos os órgãos estaduais e municipais”, declarou o governador Camilo Santana.


“Em Sobral, temos o grande exemplo de integração entre a Polícia Militar e a Polícia Civil. Essa integração já vem trazendo resultados. Conseguimos concluir o ano passado com redução de homicídios e assaltos. Mês de janeiro já houve redução em relação a 2021. Mas vamos avançar”, reforçou o titular da SSPDS, Sandro Caron.

Agora, os sobralenses terão à disposição três delegacias de Polícia Civil, sendo a Delegacia Regional (DRPC), que é destinada a combater os crimes nas cidades circunvizinhas de Cariré e Groaíras, a Delegacia da Mulher (DDM), voltada para atuação especializada na proteção de grupos vulneráveis e a nova Delegacia Municipal (DMPC), destinada somente ao combate de crimes na cidade de Sobral.

Mais sensação de segurança é o que espera a agente comunitária de saúde Lucilene Marques, de 49 anos, moradora do bairro Santa Casa. “Esperamos que seja o melhor para nós. Acredito que essa unidade é fundamental, para servir a cidade inteira”, avaliou Lucilene, que é vizinha da delegacia.

“Reitero o meu compromisso de continuar as parcerias e fazer o que estiver ao nosso alcance para garantir à população de Sobral paz e tranquilidade”, assegurou Ivo Gomes.

A nova Delegacia Municipal é dividida em cinco diferentes núcleos de investigação, sendo o Núcleo de Combate ao Tráfico de Drogas (NCTD), o Núcleo de Roubos e Furtos (NRF), o Núcleo de Repreensão aos Crimes Patrimoniais (NRCP), o Núcleo de Investigação Permanente (NIP) e o Núcleo Generalista (NG).

Além disso, a unidade também desempenha as atividades de plantão, onde ficará disponível 24 horas por dia, trazendo um trabalho ininterrupto da Polícia Civil.

Visitas

No início da agenda em Sobral, o governador Camilo Santana visitou, acompanhado da comitiva, a nova sede do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da PMCE instalada no município.

Em nome da tropa, o membro do CPRaio de Sobral J. Pádua expressou a importância da nova estrutura para o trabalho diário. “O Raio se tornou referência em todo o Brasil pela eficiência e eficácia que tem. Hoje é motivo de comemorar, de alegria. Aqui, com o senhor governador, a única palavra que eu posso é gratidão  pelo compromisso que o senhor tem tido com a segurança pública e com o povo sobralense. A prova disso é essa base que o senhor nos oferece, com estrutura gigantesca”, agradeceu.

De lá, o chefe do Executivo Estadual seguiu para o 3° Batalhão da PMCE. Mais tarde, Camilo Santana inspecionou as obras do novo Aeroporto Regional de Sobral.

Postar um comentário

0 Comentários