Expocrato 2025 terá esgoto tratado e circuito educativo sobre esgotamento sanitário para o público

 


Foto: Divulgação.

Bruna Santos

O esgoto produzido durante os dez dias da Exposição Agropecuária do Crato (Expocrato) 2025 será coletado e tratado. A operação será conduzida pela Ambiental Crato, que atua na gestão de esgotamento sanitário do município. Além da manutenção da rede já existente no local, está em andamento a revitalização da rede aérea implantada em 2023, nas proximidades do Riacho da Matinha. O objetivo é garantir que as barracas estejam interligadas à rede, para assegurar a destinação correta dos resíduos.

“Vamos realizar a ligação das barracas à rede de esgoto logo que todas as manutenções necessárias estiverem concluídas. Com isso, teremos mais um ano de Expocrato em que todos os visitantes que caminharem pelo Parque de Exposições, e nas proximidades do Riacho da Matinha, que é uma Área de Proteção Ambiental, poderão vivenciar um evento com mais qualidade”, detalhou o gerente da Ambiental Crato, Tadeu Bezerra.

Experiência imersiva

Durante todos os dias do evento, que ocorre entre 11 e 20 de julho, os visitantes da área da exposição poderão participar de atividades interativas promovidas pelas concessionária.

Uma delas é o “Corredor do Saneamento”, onde o visitante verá as transformações positivas que o avanço do esgotamento sanitário pode proporcionar. O espaço será organizado em três estágios:

  1. As ruas sem o serviço de coleta de esgoto, com o acúmulo  de efluentes nas calçadas;
  2. Mostrará as obras de implementação da rede de esgoto;
  3. Transformação trazida pelo esgotamento sanitário após a conexão das casas à rede de esgoto.

Ainda, será possível interagir em um circuito educativo. O participante inicia montando um quebra-cabeça, onde precisa solucionar o problema do esgoto a céu aberto encaixando peças. Na fase seguinte, através de uma “máquina de garra”, os participantes retiram bolas que simbolizam os resíduos inadequadamente descartados na rede de esgoto, como garrafas pet e sacolas plásticas. Na etapa final, o participante tem a oportunidade de compreender como o efluente é tratado. Ao completar o desafio, a pessoa que passou pelas etapas recebe um brinde.

Postar um comentário

0 Comentários