Governo do Ceará, Prefeitura de Fortaleza e EP Queiroz assinam Protocolo de Intenções para construção do Centro de Qualificação em Design de Móveis

 

Fortaleza vai ganhar um Centro de Qualificação em Design de Móveis, destinado para jovens moradores de comunidades vulneráveis, através de parceria entre Governo do Ceará, Prefeitura de Fortaleza e a empresa EP Queiroz. O acordo foi celebrado nesta quinta-feira (10), no Palácio da Abolição, com as presenças do governador Camilo Santana, da vice-governadora Izolda Cela, do vice-prefeito e superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), Élcio Batista, do secretário de Cultura do Estado, Fabiano Piúba, do presidente da EP Queiroz, Edson Queiroz Neto, e da empresária e fundadora da Somos Um, Ticiana Rolim.

O governador Camilo Santana celebrou mais uma parceria entre iniciativa privada e o poder público. “O Ceará tem uma grande vocação para o design, e esse setor criativo tem gerado inúmeras oportunidades. Por exemplo, temos um polo em Marco, no interior cearense, gerando oportunidades, emprego e renda para as pessoas. Então, com o Centro de Qualificação em Design de Móveis nós vamos formar, capacitar, descobrir talentos, e tomar como exemplo as experiências de outras cidades do mundo inteiro, que a partir de oportunidades como essa mudaram as suas realidades”.

A escola será localizada no bairro Bom Jardim e seguirá o modelo de parceria da Escola de Gastronomia Social que opera no Vicente Pinzon. “A empresa privada vai construir uma escola, e vamos gerir, o Governo do Ceará, através da Secult, juntamente com a Prefeitura de Fortaleza, através do Iplanfor, assim como é hoje a Escola de Gastronomia. Esse projeto é mais uma forma de exemplo de parceria público-privada de sucesso, que vai mudar muito as oportunidades da comunidade do Bom Jardim, e que pode se tornar uma referência na área”, ressaltou o governador, enaltecendo a iniciativa do vice-prefeito, Élcio Batista, que idealizou o projeto.

Todos os presentes assinaram o Protocolo de Intenções com estabelecimento de responsabilidades de cada uma das partes envolvidas no processo, para o prazo de até 180 dias, que vão desde a construção, monitoramento, até a gestão do empreendimento. Élcio explica que a iniciativa se insere numa série de ações e equipamentos voltados para capacitar os jovens e romper com o ciclo das desigualdades. “E a escolha para construir essa escola não poderia ter sido mais importante e significativa da área de Fortaleza, no bairro Bom Jardim, que possui cerca de 200 mil moradores. Lá será feito um trabalho de capacitação, para formar empreendedores, e para fortalecer a economia criativa de Fortaleza”, informou.

O projeto

O Centro de Qualificação em Design de Móveis será construído na Regional V e vai atender, prioritariamente, a pessoas de 15 a 29 anos, que moram nos bairros Bom Jardim, Granja Lisboa, Granja Portugal, Siqueira e Bonsucesso. O Centro vai promover a qualificação profissional de jovens na área de movelaria, com a realização de cursos de curta, média e longa duração, dinâmicas socializadoras, valorização da economia criativa e social, aprendizado cultural e civilidade dos costumes. O projeto contempla: salas de aula de corte, montagem e acabamento; auditório; biblioteca; sala de estudo; laboratório de informática; laboratório de prototipação e maquete; salas de design; lanchonete, dentre outras instalações.

“Hoje é um dia muito especial, de fato a gente acredita que os desafios são enormes, mas que nenhum setor vai resolver só. A gente precisa se unir e colocar o problema no centro, e aqui estamos com o poder privado e o público, mas a gente conta também com as organizações sociais, universidade e sociedade civil, para a gente se juntar e conseguir fazer esse desenvolvimento tanto profissional quanto pessoal de quem for atendido pelo projeto”, apontou Ticiana Rolim, lembrando que o Ceará pode ser considerado, em breve, um destaque mundial em design de móveis. “Essa é uma parceria para tirar do papel esse sonho que é o Centro de Qualificação em Design de Móveis, e com essas entidades juntas e coordenadas nós conseguimos chegar ao objetivo de promover o desenvolvimento econômico e pessoal, e assim mudar a vida das pessoas”, complementou Edson Neto.

Rede de escolas criativas

O Centro de Qualificação em Design de Móveis faz parte de uma rede de escolas criativas que vêm sendo construídas na capital cearense com o propósito de desenvolver habilidades e capacidades nas mais diversas áreas de formação. Inaugurada em 2018, a Escola de Gastronomia Social Dias Branco, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerido pelo Instituto Dragão do Mar, foi o primeiro centro de formação da rede e oferece cursos básicos e profissionalizantes em gastronomia social, panificação e confeitaria, além de mentorias para desenvolvimento de produtos e projetos, por meio do Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia Social.

“Esse é um momento muito significativo, de promover e investir nas pessoas através de ideias. Com essas escolas voltadas para a profissionalização, promovemos para a juventude, que tem muita criatividade, o encontro do talento com uma oportunidade, aí as coisas mudam e há muita coisa boa que se pode fazer. E quando escutamos a Ticiana falar que podemos pensar e projetar o Ceará como referência em design, nós lembramos que já temos um pólo moveleiro aqui, então nós temos como chegar lá. Esse empreendedorismo é um modelo que deverá ser seguido, didático para a nossa cultura, quando temos essa visão de pessoas e empresas, que vêm a necessidade de contribuir com a sociedade, isso é um valor transformador e que temos de parabenizar pela iniciativa”, finalizou a vice-governadora Izolda Cela.

Postar um comentário

0 Comentários