Páginas

Facebook

terça-feira, 3 de agosto de 2021

Corpo de Bombeiros captura filhote de gato do mato no quintal de uma residência, em Tauá.

 



Um filhote de gato-do-mato-pequeno (Leopardus tigrinus), foi resgatado pela equipe do Corpo de Bombeiros 3°cia/3°BBM (Tauá) na noite do último domingo dia 01, o felino estava no quintal de uma residência no bairro Alto Nelândia na cidade de Tauá. 

O Gato-do-mato-pequeno caiu na piscina da residência e foi resgatado sem qualquer dano sofrido.

O resgate de filhotes é relativamente comum, pois caçadores matam a mãe do filhote na tentativa de domesticar o animal e acabam desistindo, optando por abandonar ou entregar para os órgãos responsáveis. Muitas vezes, pessoas retiram os animais da natureza por falta de conhecimento.


Geralmente os filhotes são retirados da natureza, pois alguém os encontram sozinhos em tocas e acreditou que a mãe os havia abandonado, quando provavelmente ela havia saído para caçar. Também são comuns os casos de animais encontrados em plantações ou durante incêndios florestais e queimadas.

O gato-do-mato-pequeno é a menor espécie de felino do Brasil, possuindo porte e proporções corporais semelhantes ao gato doméstico (Felis silvestris catus). Os filhotes adquirem aprendizado de caça e sobrevivência com a mãe e por isso só podem ser soltos novamente na natureza caso venha a ter algum programa de reintrodução e monitoramento que comprove que será bem sucedida sua soltura no habitat natural. O filhote será encaminhado para um zoológico e com isso ele perde o seu papel na natureza, tanto para reprodução quanto para equilíbrio da cadeia trófica.

GUARNIÇÃO: SD ARAGÃO, SD JULIAN, SD MUNIZ e SD THIAGO. 


VEJA EM VIDEO




                                             Wilrismar Holanda