Páginas

Facebook

quinta-feira, 11 de março de 2021

Defensoria publica do Ceará lança edital para seleção de estagiários bolsistas em Direito, no Cariri

 







Defensoria lança edital para seleção de estagiários bolsistas em Direito. Prova será on-line

Defensoria lança edital para seleção de estagiários bolsistas em Direito. Prova será on-line


A Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará (DPCE) lançou nesta terça-feira (9/3) edital para seleção de estudantes de Direito que atuarão em vagas de estágio remunerado na instituição. Tanto as inscrições quanto a prova serão feitas de maneira remota, pela Internet. Há cotas raciais para negros e negras (20%) e para pessoas com deficiência (10%).


As inscrições vão até o dia 23 de março. Podem participar estudantes de instituições conveniadas com a DPCE. São, ao todo, 39 faculdades e as vagas estão distribuídas em Barbalha, Brejo Santo, Crato, Juazeiro do Norte e lavras da mangabeira. Além, de mais de 35 cidades cearenses. Os(as) selecionados(as) serão destinados a cargos já disponíveis e passam a integrar o cadastro de reserva de estágio remunerado da instituição.


O link para inscrição será disponibilizado no site www.defensoria.ce.def.br a partir desta quinta-feira (11/3), pelo prazo de 15 dias, e será amplamente divulgado nos canais e redes da instituição.


Candidatos(as) pretos(as) e pardos(as) aprovados(as) no teste de conhecimentos serão posteriormente avaliados por uma banca de heteroidentificação, como preconiza a lei de políticas afirmativas e a instrução normativa expedida pela DPCE em novembro do ano passado. A coordenação do certame será feita pelo Núcleo de Estágio da Defensoria e a aplicação da prova será de responsabilidade do Instituto Evaldo Lodi (IEL), entidade com larga atuação no desenvolvimento de carreiras no Ceará.

“A ideia é que a Defensoria conte novamente com esse banco de talentos estudantes das muitas faculdades de Direito do Ceará. Os estudantes e as estudantes prestam uma imensa contribuição à Defensoria e temos orgulho de afirmar que muitos das nossas defensoras e defensores hoje são egressos desta política institucional que aproxima o universo acadêmico da instituição. Ao conhecerem a Defensoria, imprimimos nestes estudantes a missão e função social que a Defensoria representa no sistema de justiça”, afirma a defensora geral Elizabeth Chagas.

Serão aplicados à prova conhecimentos de Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Penal e Direito Processual Penal. O teste terá, ao todo, 50 questões de múltipla escolha e será aplicado uma única vez a todos candidatos(as). As datas de aplicação do teste, resultados, prazos para contestação, assim como dias para efetuar inscrições, serão divulgadas nos canais oficiais da Defensoria na Internet (site oficial e redes sociais).

Os(as) aprovados(as) na seleção que forem convocados a assumir os cargos receberão bolsa e auxílio transporte. O(a) estudante selecionado(a) deve haver concluído, até a data da posse do estágio, pelo menos 50% da carga horária/crédito total do curso e estar regularmente matriculado na faculdade. O requisito não é necessário para concorrer ao certame, apenas para o ato da convocação.

No ato da inscrição, cada candidato(a) deverá indicar no mínimo uma cidade e no máximo duas nas quais tem pretensão de atuar. Também é obrigatório informar qual a preferência por turno (se manhã ou tarde), sendo que em estruturas da Defensoria Pública fora de Fortaleza o estágio será obrigatoriamente no período diurno.

“A Defensoria é um espaço no qual todos os dias nós, defensores e defensoras, aprendemos um pouco mais sobre o Direito, mas, sobretudo, sobre a vida. Lidar com populações vulneráveis treina o nosso olhar pro mundo. É, portanto, uma oportunidade ímpar para quem está na universidade e deseja atuar em defesa dos direitos humanos. Nosso tempo exige cada vez mais consciência e dedicação à luta por um mundo menos desigual”, destaca a diretora da Escola Superior da DPCE e supervisora do Núcleo de Estágio, defensora Patrícia de Sá Leitão.

SERVIÇO
SELEÇÃO PARA ESTÁGIO EM DIREITO
Acesse o edital clicando aqui.

INSTITUIÇÕES CONVENIADAS COM A DEFENSORIA.
Faculdade de Tecnologia Nordeste – FATENE;
Faculdade Maurício de Nassau;
Universidade Federal do Ceará – UFC;
Instituto Superior de Teologia – INTA;
Centro Universitário Leão Sampaio – UNILEÃO;
Centro Universitário Christus – UNICHRISTUS;
FAECE/FAFOR;
Centro Universitário Católica de Quixadá – UNICATÓLICA;
Christus Faculdade do Piauí – CHRISFAPI;
Faculdade Ratio;
Faculdade Filosofia e Tecnologia e Letras – FAFIC;
Universidade Potiguar – UNP;
Centro Universitário Estácio do Ceará;
Faculdade Maciço de Baturité;
Centro Universitário da Grande Fortaleza – UNIGRANDE;
Faculdades Cearenses – FAC;
Universidade de Fortaleza – UNIFOR;
Centro Universitário Farias Brito – FBUNI;
Centro Universitário UNIFANOR;
Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza – FAMETRO;
Faculdade Luciano Feijão – FLF;
Faculdade Paraíso – FAP;
Faculdade Tecnologia Ateneu;
Faculdade Ari de Sá;
Universidade Estadual do Vale do Acaraú – UVA;
Universidade Regional do Cariri – URCA;
Faculdade Vale do Jaguaribe – FVJ;
Faculdade Princesa do Oeste – FPO;
Faculdade Novo Tempo – FNT;
Faculdade Juazeiro do Norte – FJN;
Centro Universitário 7 de Setembro – UNI7;
Universidade Estadual do Ceará – UECE;
Faculdade Terra Nordeste – FATENE;
Centro Universitário Ateneu – UNIATENEU;
IEDUCARE;
Faculdade Via Sapiens;
Faculdade Alencarina de Sobral;
Centro Universitário Vale do Salgado;
Faculdade Novo Tempo de Itapipoca.