Defensoria publica do Ceará lança edital para seleção de estagiários bolsistas em Direito, no Cariri

 







Defensoria lança edital para seleção de estagiários bolsistas em Direito. Prova será on-line

Defensoria lança edital para seleção de estagiários bolsistas em Direito. Prova será on-line


A Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará (DPCE) lançou nesta terça-feira (9/3) edital para seleção de estudantes de Direito que atuarão em vagas de estágio remunerado na instituição. Tanto as inscrições quanto a prova serão feitas de maneira remota, pela Internet. Há cotas raciais para negros e negras (20%) e para pessoas com deficiência (10%).


As inscrições vão até o dia 23 de março. Podem participar estudantes de instituições conveniadas com a DPCE. São, ao todo, 39 faculdades e as vagas estão distribuídas em Barbalha, Brejo Santo, Crato, Juazeiro do Norte e lavras da mangabeira. Além, de mais de 35 cidades cearenses. Os(as) selecionados(as) serão destinados a cargos já disponíveis e passam a integrar o cadastro de reserva de estágio remunerado da instituição.


O link para inscrição será disponibilizado no site www.defensoria.ce.def.br a partir desta quinta-feira (11/3), pelo prazo de 15 dias, e será amplamente divulgado nos canais e redes da instituição.


Candidatos(as) pretos(as) e pardos(as) aprovados(as) no teste de conhecimentos serão posteriormente avaliados por uma banca de heteroidentificação, como preconiza a lei de políticas afirmativas e a instrução normativa expedida pela DPCE em novembro do ano passado. A coordenação do certame será feita pelo Núcleo de Estágio da Defensoria e a aplicação da prova será de responsabilidade do Instituto Evaldo Lodi (IEL), entidade com larga atuação no desenvolvimento de carreiras no Ceará.

“A ideia é que a Defensoria conte novamente com esse banco de talentos estudantes das muitas faculdades de Direito do Ceará. Os estudantes e as estudantes prestam uma imensa contribuição à Defensoria e temos orgulho de afirmar que muitos das nossas defensoras e defensores hoje são egressos desta política institucional que aproxima o universo acadêmico da instituição. Ao conhecerem a Defensoria, imprimimos nestes estudantes a missão e função social que a Defensoria representa no sistema de justiça”, afirma a defensora geral Elizabeth Chagas.

Serão aplicados à prova conhecimentos de Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Penal e Direito Processual Penal. O teste terá, ao todo, 50 questões de múltipla escolha e será aplicado uma única vez a todos candidatos(as). As datas de aplicação do teste, resultados, prazos para contestação, assim como dias para efetuar inscrições, serão divulgadas nos canais oficiais da Defensoria na Internet (site oficial e redes sociais).

Os(as) aprovados(as) na seleção que forem convocados a assumir os cargos receberão bolsa e auxílio transporte. O(a) estudante selecionado(a) deve haver concluído, até a data da posse do estágio, pelo menos 50% da carga horária/crédito total do curso e estar regularmente matriculado na faculdade. O requisito não é necessário para concorrer ao certame, apenas para o ato da convocação.

No ato da inscrição, cada candidato(a) deverá indicar no mínimo uma cidade e no máximo duas nas quais tem pretensão de atuar. Também é obrigatório informar qual a preferência por turno (se manhã ou tarde), sendo que em estruturas da Defensoria Pública fora de Fortaleza o estágio será obrigatoriamente no período diurno.

“A Defensoria é um espaço no qual todos os dias nós, defensores e defensoras, aprendemos um pouco mais sobre o Direito, mas, sobretudo, sobre a vida. Lidar com populações vulneráveis treina o nosso olhar pro mundo. É, portanto, uma oportunidade ímpar para quem está na universidade e deseja atuar em defesa dos direitos humanos. Nosso tempo exige cada vez mais consciência e dedicação à luta por um mundo menos desigual”, destaca a diretora da Escola Superior da DPCE e supervisora do Núcleo de Estágio, defensora Patrícia de Sá Leitão.

SERVIÇO
SELEÇÃO PARA ESTÁGIO EM DIREITO
Acesse o edital clicando aqui.

INSTITUIÇÕES CONVENIADAS COM A DEFENSORIA.
Faculdade de Tecnologia Nordeste – FATENE;
Faculdade Maurício de Nassau;
Universidade Federal do Ceará – UFC;
Instituto Superior de Teologia – INTA;
Centro Universitário Leão Sampaio – UNILEÃO;
Centro Universitário Christus – UNICHRISTUS;
FAECE/FAFOR;
Centro Universitário Católica de Quixadá – UNICATÓLICA;
Christus Faculdade do Piauí – CHRISFAPI;
Faculdade Ratio;
Faculdade Filosofia e Tecnologia e Letras – FAFIC;
Universidade Potiguar – UNP;
Centro Universitário Estácio do Ceará;
Faculdade Maciço de Baturité;
Centro Universitário da Grande Fortaleza – UNIGRANDE;
Faculdades Cearenses – FAC;
Universidade de Fortaleza – UNIFOR;
Centro Universitário Farias Brito – FBUNI;
Centro Universitário UNIFANOR;
Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza – FAMETRO;
Faculdade Luciano Feijão – FLF;
Faculdade Paraíso – FAP;
Faculdade Tecnologia Ateneu;
Faculdade Ari de Sá;
Universidade Estadual do Vale do Acaraú – UVA;
Universidade Regional do Cariri – URCA;
Faculdade Vale do Jaguaribe – FVJ;
Faculdade Princesa do Oeste – FPO;
Faculdade Novo Tempo – FNT;
Faculdade Juazeiro do Norte – FJN;
Centro Universitário 7 de Setembro – UNI7;
Universidade Estadual do Ceará – UECE;
Faculdade Terra Nordeste – FATENE;
Centro Universitário Ateneu – UNIATENEU;
IEDUCARE;
Faculdade Via Sapiens;
Faculdade Alencarina de Sobral;
Centro Universitário Vale do Salgado;
Faculdade Novo Tempo de Itapipoca.

Postar um comentário

0 Comentários