Câmara municipal de Tauá realizou a última sessão ordinária da atual legislatura

 


A Câmara Municipal de Tauá realizou nesta segunda-feira, 14, a última sessão ordinária da atual legislatura, podendo ainda se houver necessidade, se reunir até o final do ano em convocação extraordinária. A sessão foi marcada pelas despedida de vários parlamentares que estão deixando a casa, por não terem logrado êxito nas últimas eleições, por não terem concorrido ou por terem disputado outros cargos.

O Presidente do legislativo, Felipe Viana, fez questão de destacar que a pauta foi totalmente limpa e não ficou nenhuma matéria pendente para a próxima legislatura. Como destaque na pauta desta segunda-feira, foram aprovados dois projetos de abertura de crédito suplementar ao orçamento atual do município, totalizando 03 milhões de reais. Foi aprovado o projeto de lei de autoria do presidente Felipe Viana, que dispõe sobre a realização de eventos durante o período da pandemia. O projeto autoriza a realização de eventos e espetáculos virtuais durante o período em que durar a pandemia do coronavírus.

Foi aprovado também projeto que altera o regimento interno da Câmara, mudando o horário de inicio das sessões. As sessões deverão começar, a partir de janeiro às 17h30 e não mais às 17h, com duração máxima de 03h.

O vereador Vony Sousa foi o primeiro a ocupar a tribuna, ele que se despede do legislativo, pois não obteve êxito nas últimas eleições. Segundo ele, já disputou 04 eleições, foi eleito em duas e em duas ficou na suplência e isso faz parte da politica. O parlamentar lamentou o seu Distrito, a Barra Nova, não ter elegido um representante filho da própria comunidade, mas agradeceu por ter sido o mais votado de lá, como a chapa majoritária, que foi eleita. O vereador Luis Tomaz fez um aparte ao pronunciamento do vereador Vony e acabou anunciando o nome do primeiro Secretário da próxima gestão. Segundo ele, a pasta da Agricultura será comandada pelo técnico, Dr. Augusto.

O vereador Avelange Junior ocupou a tribuna para fazer agradecimentos e se despedir do parlamento. Ele não disputou as últimas eleições e ocupou a vaga do Dr. Edyr, que foi candidato a prefeitura. Ele ressaltou o trabalho que fez e a boa convivência com os demais parlamentares.

A vereadora Williana também fez o seu pronunciamento de despedidas. A parlamentar não concorreu a uma vaga nas últimas eleições, segundo ela, para cuidar mais da família. Ela fez uma série de agradecimentos e se disse emocionada ao deixar o legislativo após 16 anos. Williana garantiu que não vai deixar a politica.

A ainda vereadora Fátima Veloso também se despediu. Nas últimas eleições ela foi eleita vice-prefeita de Tauá e agora vai experimentar o executivo, após 08 anos na Câmara Municipal. Ela lamentou as lacunas deixadas pelas mulheres no legislativo e disse que é preciso o eleitorado ver com carinho as opções femininas.

O vereador Alaor Mota ocupou a tribuna para saudar os parlamentares que estão deixando o legislativo. Segundo ele, foram 04 anos de uma boa convivência e vai fazer questão de ficar sentado no mesmo lugar que ocupa atualmente.

O presidente Felipe Viana também ocupou a tribuna, quando lembrou a trajetória politica, lamentando a perda de seu pai, José Viana de Abreu, que faleceu neste ano. Segundo o vereador, foi um ano difícil, com perdas e turbulências, mas que vai entregar a presidência do legislativo com a certeza do dever cumprido. Felipe aproveitou a oportunidade para mandar um recado ao eleitorado, que segundo ele, tem usado da má fé e enganado os politicos. Ele citou exemplo de parlamentares que trabalharam durante os 04 anos em prol de uma comunidade e não receberam o reconhecimento dos moradores daquele lugar. Para ele, o eleitor precisa honrar sua palavra para poder cobrar e apontar o dedo para o politico.

Postar um comentário

0 Comentários