Girão e mais seis senadores acionam CNMP contra Aras em defesa da Lava Jato

 O senador cearense Eduardo Girão (Podemos) e mais seis senadores defensores da Lava Jato acionaram o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) contra o procurador-geral da República, Augusto Aras. Os parlamentares solicitam que a PGR preste explicações sobre as ações que podem prejudicar a operação. A reclamação disciplinar é assinada também pelos senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE), Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Styvenson Valentim (Podemos-RN), Lasier Martins (Podemos-RS), Jorge Kajuru (Cidadania-GO) e Leila Barros (PSB-DF).

                                        eduardo-girao-300x169

Em pronunciamento, Girão disse que a Lava Jato constitui um “símbolo e uma referência internacional de ação positiva no combate à corrupção no Brasil”. Ressaltou ainda que a força-tarefa está passando por ataques de “desqualificação e desmantelamento”, além de enfrentar muitas resistências de todos os Poderes da República.
Ainda sobre os embates que a força-tarefa vem enfrentando, o senador lamenta as recentes decisões do Supremo Tribunal Federal (STF): “infelizmente o STF fez mais uma manobra para enfraquecer a Lava Jato ao decidir na Segunda Turma que a delação do ex-ministro Antonio Palocci deve ser excluída da ação em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é acusado de receber propina da Odebrecht”. Eduardo Girão, porém, não deixa de ressaltar as qualidades da Corte Suprema parabenizando a decisão do ministro Edson Fachin ao negar o compartilhamento de dados da Lava Jato que foram exigidos pela PGR.
Na mesma ocasião, fez críticas ainda ao Senado em relação às decisões do STF. Para ele, a casa tem sido omissa quanto a suas atribuições, quando não propõe qualquer processo de investigação contra alguns ministros da Corte Suprema.

Postar um comentário

0 Comentários