IFCE DE JUAZEIRO DO NORTE TERÁ TUNEL DE DESINFECÇÃO CONTRA O NOVO CORONAVÍRUS



O projeto "Túnel de desinfecção de bagagem escolar e lavatório automático para mãos no combate ao Covid-19", coordenado pelo professor Alexandre Diniz, do IFCE - campus Juazeiro, é um dos contemplados na chamada interna conjunta do IFCE de apoio a projetos de pesquisa, pós-graduação (stricto e lato sensu), inovação, extensão, ensino e gestão para o enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus (Sars-Cov-2). Participam também do projeto os pesquisadores Alan Cássio Queiroz, Rodrigo Lemos, Rômulo Diniz e Janailson Pascifico.

O objetivo do projeto é desenvolver e implementar um túnel de desinfecção de bagagem escolar e uma unidade de limpeza automática das mãos para o acesso às instalações do IFCE- campus Juazeiro do Norte. O túnel de desinfecção proposto é automatizado com esteira transportadora de roletes para movimentar as bagagens das pessoas. O invólucro do túnel será construído com placas de PVC, estrutura em alumínio e com sistema de nebulização por microaspersores.

 O produto desinfetante será à base de peróxido de hidrogênio na concentração de 0,5%, que possui propriedades que agem na eliminação do vírus em objetos e superfícies, e é recomendado pela Anvisa. Adicionalmente, o projeto prevê um lavatório automático para higienização das mãos, que conta com dispositivos de controle contra desperdícios de água e sabão.

De acordo com Alexandre, a limpeza de objetos e superfícies, seguida de desinfecção, são ações recomendadas no combate ao vírus  para diminuir os níveis de contágio.

 Ele destaca que provavelmente no retorno às aulas presenciais e às atividades do cotidiano escolar o vírus da Covid-19  continuará presente nos ambientes de maior circulação de pessoas e as medidas preventivas serão essenciais. "Associado ao uso da máscara facial e as recomendações de higiene pessoal, a instalação de um túnel de desinfecção de bagagem escolar e de uma unidade de limpeza automática das mãos na entrada de escolas  pode contribuir no enfrentamento ao vírus", explica o docente.

Sheyla Graziela - campus Juazeiro do Norte


IFCE 

Postar um comentário

0 Comentários