Igreja,Cátolica celebra hoje quarta-feira de cinzas.

Chegou a Quaresma. Iniciamos o tempo forte da Igreja para combater, em nós, a influência do demônio, do mundo e da carne. E um dos métodos, que nos vem da Bíblia, e é atestado pela unânime tradição católica, é o jejum, em sentido amplo. Esse jejum abarca o jejum em sentido estrito, e as várias formas de abstinência.
Para melhor realizarmos o propósito que o Senhor tem para as nossas almas, a Igreja dá normas simples e mínimas para que os fiéis iniciemos a luta espiritual.
Conforme o Código de 1983, eis as normas:
Jejum
1- Fazer apenas uma refeição completa durante o dia e, caso haja necessidade, tomar duas outras pequenas refeições que não sejam iguais em quantidade à habitual ou completa. Não fazer as refeições habituais, nem outros petiscos durante o dia (embora, pela tradição, se possa beber algo sem açúcar).
2- Estão obrigados ao jejum os que tiverem completado 18 (dezoito anos) até os 59 (cinquenta e nove) completos.
3- Os outros podem fazer, mas sem obrigação.
4- Grávidas e doentes estão dispensados do jejum, bem como aqueles que desenvolvem árduo trabalho braçal ou intelectual no dia do jejum.
Abstinência
1- Deixar de comer carnes de animais de sangue quente (bovina, ovina, aviária, bubalina etc), bem como seus caldo de carne. Permite-se o uso de ovos, laticínios e gordura.
2- Estão obrigados à abstinência os que tiverem completado 14 (quatorze) anos, e tal obrigação se prolonga por toda a vida.
3- Grávidas que necessitem de maior nutrição e doentes que, por conselho médico, precisam comer carne, estão dispensados da abstinência, bem como os pobres que recebem carne por esmola.



Nenhuma descrição de foto disponível.





Postar um comentário

0 Comentários