“Patrimônios Negros: A capoeira como resistência e bem imaterial”, IPHAN e Capoeira Brasil



A Casa de Saberes Cego Aderaldo, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará, realiza a primeira edição de um espaço que visa fomentar a promoção, o reconhecimento e a salvaguarda do patrimônio cultural cearense: são os “Diálogos Patrimoniais”.

Em alusão ao Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, o foco será uma das principais manifestações do povo negro: a capoeira.

Registrada como Patrimônio Cultural Imaterial pelo IPHAN em 2008, por meio da Roda de Capoeira e do Ofício dos Mestres de Capoeira, e reconhecida pela UNESCO em 2014, como Patrimônio Cultural da Humanidade, a capoeira também possui titulação em nível de patrimônio no Ceará: os Tesouros Vivos Mestre Paulão Ceará e Mestre Zé Renato são representantes de uma centena de capoeiristas que cotidianamente forjam saberes e fazeres do povo negro.

É nessa perspectiva que o Mestre Paulão Ceará (Tesouro Vivo do Ceará e representante do grupo Capoeira Brasil) e Vinícius Frota (técnico do IPHAN-CE responsável pelo Plano de Salvaguarda da Capoeira no Ceará) debaterão o tema – “Patrimônios Negros: A capoeira como resistência e bem imaterial”. Será um momento de vivência e reflexão sobre a capoeira, o patrimônio e a negritude.

Serviço: 

Patrimônios Negros: 
A Capoeira como Resistência e Bem Imaterial
Data: 28 de Novembro de 2019.
Horário : 19 horas 
Local : Casa de Saberes Cego Aderaldo   


Sertão Alerta

Postar um comentário

0 Comentários