
Manifestante em Juazeiro do Norte. Foto: Reprodução / Sued Carvalho.
Bruna Santos
A região do Cariri se soma à mobilização nacional, encabeçada por movimentos sociais e partidos políticos de esquerda, para um ato em defesa da democracia. A ação, que acontece nesta quinta-feira (8), na Praça do Giradouro, em Juazeiro do Norte, a partir das 18h, rememora os três anos da tentativa de golpe de Estado, que ocorreu em 8 de janeiro de 2023.
A programação contará com apresentações artísticas, além de falas de representantes de movimentos sociais, sindicatos e lideranças políticas da região. Outra pauta que deve ser mencionada pelos participantes, é a cobrança para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vete o Projeto de Lei da Dosimetria, aprovado pelo Congresso Nacional em dezembro.
A proposta prevê a redução das penas aplicadas aos participantes dos atos golpistas e pode beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado a mais de 20 anos de prisão por cinco crimes, além de todos os outros julgados na trama.
Cerimônias em Brasília
Também acontece nesta quinta-feira, em Brasília, no salão Nobre do Palácio do Planalto, uma cerimônia com o objetivo de reforçar os valores da democracia. A ação, realizada anualmente, conta com a presença de Lula, outras autoridades e representantes da sociedade civil.
Além disso, o Supremo Tribunal Federal (STF) realiza o evento “Democracia Inabalada: 8 de janeiro – Um dia para não esquecer”. A programação inclui a abertura de uma exposição, a exibição de um documentário, uma roda de conversa com jornalistas e uma mesa de debate.
0 Comentários