Devotas de Benigna comemoram novo monumento em Santana do Cariri

 


Dona Penha e Sandra, devotas da Beata Benigna.

Dona Penha e Sandra, devotas da Beata Benigna. Foto: Guto Vital / Portal M1.

Bruna Santos

As devotas da Beata Benigna Cardoso comemoraram a finalização do novo monumento que fará parte do Complexo em homenagem à mártir católica, em Santana do Cariri. Em entrevista ao Portal Miséria/M1, Dona Penha, que chegou a solicitar publicamente a reconstituição da imagem, afirmou que considera a transformação “um milagre”.

Segundo a devota, a atual escultura retrata com maior fidelidade as feições da santa popular. “Treze anos e nove dias que essa menina viveu, a gente vê na imagem uma criança, com vestido vermelho de bolinha, com um rostinho muito parecido com o rosto que ela tem na realidade”, disse.

O complexo em homenagem à primeira beata do Ceará terá capacidade para comportar até 100 mil fiéis. Idealizado em 2017, além da imagem — que possui 26 metros de altura — o espaço contará com templo para missas campais e uma trilha pavimentada chamada de Caminhos do Martírio. A expectativa é que a inauguração aconteça no primeiro semestre de 2026.

Sobre Benigna

Benigna Cardoso foi beatificada em 2022, na cidade do Crato, com cerimônia presidida pelo arcebispo Leonardo Ulrich Steiner, da diocese de Manaus, escolhido pela igreja católica para representar o Papa Francisco.

Nascida em 15 de outubro de 1928, em Santana do Cariri, Benigna foi vítima de feminicídio ainda em sua juventude, no ano de 1941, quando recusou-se a ter relações sexuais com Raul Alves. Após a morte, a menina passou a ser venerada como mártir e heroína da castidade na região do Cariri.

Postar um comentário

0 Comentários