Os dois eventos ocorreram praticamente de forma simultânea, no início da manhã, mas em lugares diferentes. Cortado no dia 13 de julho, o pau da bandeira foi buscado em uma das matas do sítio Roçado de Dentro, sede rural, para ser deixado na sede da escola de samba Esurd.
O lenho da espécie Gonçalave, tem 15 metros de comprimento e ficou na mata para a secagem. Os agricultores, acompanhados de Seu Zé Luzia, amarraram com um cipó para que ele não ficasse torto.
A retirada do pau da bandeira foi realizada com festa neste domingo. Deixado na escola de samba, no dia 21 ele será levado em procissão para a praça da Matriz onde será erguido, que simbolizará o início da celebração.
Já a II Corrida e Caminhada Solidária de São Raimundo Nonato reuniu 214 atletas, com percurso saindo da praça da Matriz, seguido pela sede do município.
A inscrição custou R$ 30,00 e cada atleta recebeu um kit esportivo, além de uma medalha de metal personalizada. Ainda foi oferecido um lanche especial para todos os atletas e realizada uma homenagem aos pais inscritos.
Além de atletas de Várzea Alegre, o evento esportivo contou também com a presença inscritos dos municípios de Cedro, Farias Brito, Granjeiro, Iguatu, Juazeiro do Norte e Lavras da Mangueira.
Ao todo foram oito categorias e que renderam 54 troféus. 37 atletas de Várzea Alegre subiram ao pódio. Por ser solidário, mais de 30 famílias serão beneficiadas com alimentos.
A organização da corrida e caminhada disse que o evento ocorreu tranquilo, no entanto, não contou com a presença dos agentes de trânsito do Demutran, para a sinalização no percurso e quase foram registrados acidentes. Procurada, a direção do órgão disse que está apurando quem recebeu o ofício e as justificativas da não participação.
A festa de São Raimundo começa dia 21 e termina em 31 de agosto. Em 2025, a tradição completa 170 anos e terá como tema “Com São Raimundo Nonato, somos peregrinos de esperança, guiados pela fé e caridade”.
foto divulgação
0 Comentários