Em entrevista exclusiva ao Blog do Amaury Alencar, o Secretário de Cultura, Turismo e Romaria de Santana do Cariri, Ypsilon Felix, confirmou os preparativos para a edição 2025 do Festival Santana Junina, um dos maiores eventos culturais do Cariri cearense. O evento já é parte oficial do calendário de atividades do município, graças a uma lei sancionada pelo prefeito Samuel Werton, o que reforça seu caráter permanente e institucional.
“O prefeito Samuel já autorizou toda a logística e mobilização do festival. A secretaria está trabalhando no incentivo aos grupos e quadrilhas juninas, e estamos prontos para realizar mais uma edição histórica”, afirmou o secretário.
O evento será dividido em dois momentos: o Circuito Junino, que acontecerá nos dias 21 e 22 de junho, e o Festival Regional, programado para os dias 26, 27 e 28 de junho, na sede do município. O Circuito percorrerá diversas comunidades rurais, levando alegria, cultura e tradição junina a diferentes localidades. Já o festival regional, no centro de Santana do Cariri, reunirá quadrilhas, grupos culturais, vendedores de comidas típicas, artesanato e outras atrações que prometem movimentar a economia e o turismo local.
“É um evento que aquece o turismo e mobiliza toda a região. Teremos participação ativa de comerciantes locais, além do brilho dos quadrilheiros que encantam com suas apresentações”, destacou Ypsilon Felix.
Além dos preparativos juninos, o secretário comentou o andamento das obras do Complexo Turístico da Beata Benigna Cardoso, símbolo de fé e devoção no Cariri. Segundo ele, o único elemento que falta para a conclusão é a nova estátua da beata, que está sendo confeccionada por um escultor no município de Saboeiro.
“O trabalho está a todo vapor. Já existe uma previsão de que em outubro realizaremos uma grande festa de inauguração do novo santuário, com a nova imagem da beata Benigna, reformulação da área e todo o carinho que ela merece”, declarou.
O complexo, que já atrai devotos de várias regiões, promete se consolidar como um dos principais pontos de turismo religioso do Ceará após sua reinauguração.
Com o Festival Santana Junina e a previsão da entrega do novo santuário da beata Benigna, Santana do Cariri se firma como um polo cultural e religioso cada vez mais forte no interior do estado, unindo tradição, fé e desenvolvimento.
0 Comentários