Psol lança Paulo Anacé para o Senado e apoia Elmano (PT) para governo.

 


Psol lançou Paulo Anacé a governador(foto: Luciano Cesário)

Psol lançou Paulo Anacé a governador(foto: Luciano Cesário)


O Psol Ceará aprovou, em convenção na noite desta sexta-feira, 5, na sede diretório estadual do partido, em Fortaleza, o apoio a Elmano Freitas (PT) para governador nas eleições deste ano. Porém, para a disputa ao Senado, a decisão da legenda foi de não apoiar o petista Camilo Santana e lançar a liderança indígena Paulo Anacé como candidato.

Na quarta-feira, 3, a direção do partido havia retirado a candidatura de Adelita Monteiro a governadora, e também a de Anacé, para apoiar Elmano e Camilo. Contudo, o candidato a senador era contra abrir mão da disputa, diferentemente de Adelita, que concordou em desistir da campanha ao governo e lançar candidatura à Câmara Federal.

 Insatisfeitos com a decisão, membros do partido apresentaram recurso à executiva nacional solicitando que a retirada da candidatura ao Senado fosse revista. A direção, então, recomendou que o caso fosse levado à convenção estadual, realizada nesta sexta. Por aclamação da maioria dos filiados presentes, Anacé foi oficializado candidato. Adelita não compareceu ao evento alegando compromisso de última hora. 

Apesar do impasse em torno do processo de escolha, Anacé considera que não há clima de divisão no partido. "A gente saiu desse processo fortalecido, mostrando um Psol mais socialista, mais forte, um lado que estava um pouco apagado, que precisava ser reaquecido. Todos temos diferenças, mas foram nessas diferenças que encontramos a solução", disse Anacé ao O POVO logo após ser escolhido candidato. 

Segundo ele, o partido já havia discutido internamente a retirada da candidatura de Adelita, mas nunca houve proposta de desistência em relação à dua postulação ao Senado. "A gente teve bastante diálogo e chegou ao consenso de que as candidaturas [ao Governo e ao Senado] divergem em alguns sentidos, em caminhos diferentes e, então, a gente precisava mudar essa história, mas mantendo essa proposta de concorrer ao Senado", explicou. No discurso após a aclamação, Anacé manifestou apoio à candidatura de Adelita a deputada federal. "A gente vai estar juntos nas ruas".

Além da indicação de Anacé ao Senado, o Psol oficializou, durante a convenção desta sexta-feira, 5, 20 candidaturas à Câmara federal e 32 à Assembleia Legislativa, incluindo seis candidaturas coletivas. Atualmente, o único parlamentar filiado à legenda no Estado é o deputado estadual Renato Roseno, que concorrerá à reeleição. 


                        o Povo 

Postar um comentário

0 Comentários