Governadora Izolda Cela entrega a sede do Núcleo de Assistência ao Servidor Penitenciário (NUSEP).

 



O Governo do Ceará, através da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), entregou, nesta quarta-feira (3), o Núcleo de Assistência ao Servidor Penitenciário (Nusep). A solenidade marcou o Dia do Policial Penal e contou com a presença da governadora Izolda Cela, e do titular da SAP, Mauro Albuquerque.

O espaço vai assegurar mais um mecanismo voltado para saúde mental e qualidade de vida dos servidores e policiais penais do sistema prisional do Ceará. 

"Considero muito especial a entrega nesta data. Um núcleo que vai dar assistência ao servidor penitenciário, que vai cuidar de quem cuida. É uma resposta muito importante para a nossa corporação, que os nossos servidores terão um centro de saúde, que cuidará do seu bem-estar físico e mental", pontuou a governadora.

Para a realização das ações, o núcleo contará com as células de serviço social, psicologia, dentista, clínico geral e massoterapia. Os atendimentos serão realizados nos turnos manhã e tarde, de acordo com cada caso, demandas apresentadas e disponibilidade do profissional. O local conta com 10 salas e 10 profissionais, com o intuito de integralizar os serviços, oferecendo diferentes formas de cuidado e apoio para assegurar a participação ativa de todos os servidores nesse processo. 

Os serviços oferecidos pelo serviço social são atendimentos sociais individualizados, orientação social, elaboração de relatórios sociais com assessoramento, visitas domiciliares, ações de prevenção com palestras e instruções, encaminhamentos internos e externos, dentre outras atividades de apoio. 

A equipe de psicologia ficará responsável pelas avaliações psicológicas, triagens psicológicas, segmentos e tratamentos com referenciamento a rede de atenção especializada em saúde mental tendo continuidade interna e externa, palestras educativas, entre outras ações para a educação em saúde mental do servidor da SAP. Além disso, também é oferecido plantão psicológico ininterrupto para atender os profissionais ao telefone e via whatsapp nos sete dias da semana, nas 24 horas do dia.

Os serviços odontológicos serão atendimentos de urgências, procedimentos dentários da rede básica de atenção saúde bucal, contando com cadeira odontológica completa e equipada com raio-X odontológico. 

O núcleo também contará com médico clínico geral que atenderá demandas da atenção básica da saúde, desde consultas com prescrições, medicações, acompanhamentos e encaminhamentos. 

 A massoterapia faz parte das práticas integrativas em saúde oferecidas pelo setor que visam proporcionar maior conforto e qualidade de vida no ambiente de trabalho e diminuindo assim a sobrecarga de estresse vivido.

O espaço onde vai funcionar o Nusep foi todo reformado com mão de obra dos internos, uma das principais ações da SAP que é promover a ressocialização dos que estão cumprindo pena. 

O titular da SAP,  Mauro Albuquerque, destacou a importância de ter utilizado a mão de obra de internos. "Com o Nusep nós nos sentimos sendo cuidados pelo Estado, e lembrando que no período da pandemia a gente não teve trabalho remoto, sempre estivemos na linha de frente. Por isso aqui será muito importante para a assistência da nossa saúde mental, psicológica, do dia a dia e da nossa postura. Aqui também é fonte de mudança aos internos que trabalharam, e para isso foram capacitados dentro do sistema prisional. Então é uma mudança de realidade, o sistema vira educação, capacitação e trabalho para os internos", explicou.

Responsabilidade e profissionalismo

Para o detento José Flamínio da Silva, o Nusep tem um significado muito especial. "Fiz curso do Senai dentro de uma das unidades, me capacitei e nessa obra eu fui mestre de obras. Tive a responsabilidade de comandar 33 internos para tocar as obras e entregar na data programada. A gente se sente útil, e vai retornar cidadão para a sociedade, que nos recebam como uma nova pessoa, pronto para trabalhar e mudar a nossa vida, para melhor", disse.

Postar um comentário

0 Comentários