Prefeitos do Cariri ignoram rompimento e votam em Roberto Cláudio e Camilo Santana.

 




Roberto Cláudio e Camilo Santana
Por : Redação CN

O rompimento da aliança entre PT e PDT no Cariri tem revelado uma divisão favorável ao PDT e a pré-candidatura do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, mas sem abalo ao apoio da pré-candidatura do ex-governador Camilo Santana (PT) ao Senado. O Jornal do Cariri desta semana levantou a posição de 29 prefeitos da região diante do rompimento.

O levantamento, feito junto a prefeitos e aliados, revela que em 18 municípios a preferência é por Roberto Cláudio; outros 11 prefeitos esperam pelo nome do PT para a disputa. O encontro de Tática Eleitoral do PT, marcado para o sábado (23) acabou adiado. No domingo (24), Camilo postou foto ao lado do deputado estadual Elmano Freitas (PT) e o ex-presidente Lula e, mesmo sem confirmação oficial, Elmano passou a ser tratado como o nome do PT.

Apesar de perder apoios na maioria dos municípios do Cariri, em duas das maiores cidades do Crajubar – Crato e Barbalha – o PT e Camilo levam ampla vantagem. Apenas o prefeito Glêdson Bezerra (Podemos), em Juazeiro, não vota no candidato do PT. Mas se junta aos outros dois prefeitos no apoio a Camilo ao Senado.

Em Barbalha, o prefeito Guilherme Saraiva, mesmo sendo do PDT, seguirá a indicação petista pela forte ligação política com Camilo. Guilherme disse defender a aliança, mas em caso de rompimento, não pode ficar em um palanque diferente de Camilo. A avaliação é a mesma do prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil (PT).

Na Região Metropolitana do Cariri (RMC), a contagem fica empate. São quatro gestores que apoiarão Roberto Cláudio e outros quatro a favor do candidato petista. Juazeiro fica fora da discussão e o prefeito Glêdson votará em Capitão Wagner (UB), mesmo estando com Camilo para o Senado.

Estão com Roberto Cláudio os prefeitos de Farias Brito, Deda Pereira (PDT); Nova Olinda, Ítalo Brito (PP); Caririaçu, Edmilson Leite (PDT); e Missão Velha, Dr. Lorim (PDT). Em Missão Velha, a assessoria disse que o prefeito espera a definição do PT, mas aliados garantem que Dr. Lorim vota com o seu partido. Além de Crato e Barbalha, o PT terá os votos de Aniziário Costa (PT), em Jardim; e Samuel Werton (sem partido), em Santana do Cariri.

Werton disse que a posição é fruto de uma longa articulação que o aproximou de Camilo e do deputado estadual Fernando Santana (PT). O prefeito destacou benefícios que seu Município recebeu na gestão Camilo Santana, por intermédio de Fernando.

Nos outros 20 municípios, a divisão é de 14 apoios a Roberto Cláudio contra seis ao candidato petista. Mesmo divididos nas candidaturas ao Governo, todos declaram voto em Camilo para o Senado.

Roberto Cláudio recebe os apoios dos prefeitos de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB); Lavras da Mangabeira, Ronaldo da Madeireira (PSD); Abaiara, Afonso Tavares (PT); Brejo Santo, Gislaine Landim (PDT); Milagres, Cícero Figueiredo (PDT); Aurora, Marcone Tavares (PSD); Antonina do Norte, Antônio Filho (PDT); Jati, Monica Mariano (PSD); Porteiras, Fábio Pinheiro (PTB); Tarrafas, Tertuliano Cândido (PDT); Araripe, Cícero de Deus (PDT); Campos Sales, João Luiz (PDT); e Salitre, Dodo de Neoclides (PDT).

Apoiando a candidatura petista, estariam os prefeitos de Granjeiro, Chico Clementino (PSDB); Mauriti, João Paulo (PT); Barro, George Feitosa (MDB); Assaré, Libório Leite (PDT); Penaforte, Rafael Ângelo (MDB); Potengi, Edson Veriato (Psol); e Altaneira, Dariomar Rodrigues (PT).


                                       JC 

Postar um comentário

0 Comentários