MPCE adere à campanha “Ministério Público nas Eleições 2022” que será lançada nesta segunda (1).

 


Com o intuito de reforçar o papel fiscalizador do Ministério Público nas eleições deste ano, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) adere à campanha “Ministério Público nas Eleições 2022”, a ser lançada nesta segunda-feira (01/08). A iniciativa é do Grupo Nacional de Coordenadores Eleitorais (GNACE) e do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), contando com o apoio e a adesão de todos os MPs Estaduais.

Ao longo do período eleitoral, o MPCE divulgará, semanalmente, nas redes sociais, conteúdo informativo sobre as eleições. Entre os temas abordados, destacam-se: informações gerais de datas e prazos do processo legal; como evitar fake news; confiabilidade das urnas; respeito à democracia; serviço de denúncias; função do MP e atuação dos promotores eleitorais; bem como crimes relacionados às eleições.

O coordenador do Centro de Apoio Operacional Eleitoral (Caopel), procurador de Justiça Emmanuel Girão, destaca a importância de mostrar para a sociedade que o Ministério Público fiscaliza todas as etapas do processo eleitoral, inclusive as diversas fases do sistema eletrônico de votação e apuração e que continuará atuando para garantir eleições honestas e seguras, nas quais prevaleça a vontade do eleitor, como vem fazendo desde a redemocratização plena reestabelecida pela Constituição Federal de 1988. “O sistema eletrônico de votação e apuração é confiável e a sociedade pode confiar que o Ministério Público estará atento para apurar qualquer denúncia de fraude ou irregularidade com rigor e transparência”, frisa.

*Com informações do CNPG.

Postar um comentário

0 Comentários