"Mimo: O Milagre de Milagres": Filme que conta história de caririense terá pré-estreia em cinema de Fortaleza.

 



Um agricultor do Cariri cearense considerado um jogador de futebol talentoso, tinha apenas 23 anos de idade quando, ao voltar de uma partida, sofreu um grave atropelamento e teve amputada uma de suas pernas. Esta é a história real de Francisco Claudiomiro Pereira de Sousa, o Mimo. No entanto, longe de ser um relato com final melancólico, de expectativas frustradas, é um verdadeiro exemplo de superação. 

 

O jogador, hoje com 50 anos, é o protagonista do documentário "Mimo: O Milagre de Milagres", que terá pré-estreia aberta ao público no próximo domingo, 24, às 10 horas, no Cinema do Shopping Benfica.

 

Diferente do que era de se esperar, e para incredulidade geral, Mimo decidiu seguir atuando como jogador, mesmo amputado. E hoje disputa o campeonato municipal de Milagres, a 480 km de Fortaleza. Jogador do Cruzeirinho, equipe B do Cruzeiro, time amador da pequena cidade, ele é a maior atração do campeonato de futebol, graças à sua trajetória de resiliência.


A história incomum deste apaixonado pelo esporte chamou a atenção do jornalista e cineasta Rafael Luis Azevedo, que assina a direção do curta-metragem, que tem 23 minutos de duração. “Vi um trecho de uma transmissão de uma WebTV em um campeonato de futebol. Recortaram e jogaram no WhatsApp, e esse take acabou chegando até a mim. Me chamou a atenção porque aparecia um jogador amputado em meio a outros com duas pernas. Depois, pesquisando, vi que aquela era uma WebTV de Milagres, e que aquele era o campeonato municipal da cidade”, explica Azevedo, em entrevista.

 

Para o diretor do documentário, a história do protagonista passa uma mensagem importante para o público. “Este filme e a trajetória do Mimo deixam uma mensagem muito forte de perseverança, de amor por algo. O que no caso dele é a paixão por futebol”, afirma Azevedo. “Mesmo tendo ele passado por uma quase tragédia consequente do futebol, Mimo segue em ação, apesar de sua limitação física. Está lá em todos os jogos do Cruzeiro de Milagres, jogando com somente uma perna, e mostrando que nenhum problema é tão sério que não possa ser superado”, completa o cineasta.

 

Confira o trailer:


Com produção da Verminosos por Futebol, e coprodução da José Media Haus, o curta tem produção executiva de Larissa Cavalcante, direção de fotografia de Iago Monteiro, assistência de fotografia de José Luiz e trilha sonora original de Wesdley Vasconcelos.



Este é o terceiro curta dirigido por Rafael Azevedo e produzido pela Verminosos. Em 2019, a equipe lançou o Futebol para Todos, que retrata o projeto homônimo responsável por levar pessoas em situação de rua a jogos em Fortaleza. Em 2020, foi a vez de Aqui é Flamengo, que conta a história do distrito de Flamengo, em Saboeiro (CE), em meio à final da Libertadores. 

 

Juntas, as duas produções estiveram em 11 festivais de cinema, incluindo o Cine Ceará de 2020. Além disso, Aqui é Flamengo entrou em cartaz no DAZN, e hoje se encontra nos canais de streamings Box Brazil Play e Amazon Prime Video (este para usuários dos Estados Unidos e do Reino Unido).  

 

“Nos últimos 10 anos, o Verminosos por Futebol se especializou em achar grandes histórias de futebol que normalmente não são o foco da mídia esportiva. Desde 2019, passamos a contar algumas dessas histórias no formato de webdocs ou documentários, o que nos permitiu atingir outros públicos. No caso do Mimo, vimos que era uma história muito incrível para ser somente uma reportagem, merecia ser eternizada como filme, através de um curta-metragem.”

 

Produção

 

O Verminosos por Futebol é um site sobre cultura, memória e lado B do futebol. Sediada em Fortaleza (CE), a página foi fundada em 2012, por Rafael Luis Azevedo e Larissa Cavalcante. Desde então, reportagens do site receberam nove prêmios de jornalismo. Como a melhor reportagem de esportes no Nordeste em 2015, no Prêmio Petrobras de Jornalismo, com Ceguim: O técnico que tudo vê, sobre um cego que dirige um time amador de Fortaleza.

 

Para produzir o filme Mimo: O Milagre de Milagres, a equipe do Verminosos teve que fazer um trabalho difícil em um curto espaço de tempo . “Conheci essa história há três meses. E foi uma corrida contra o tempo para garantir que a história não chegasse ao conhecimento de outros jornalistas antes do lançamento do documentário. Então foi uma produção muito rápida, apenas dois meses, mesmo que todos os envolvidos tenham outros trabalhos em paralelo. Larissa Cavalcante, minha sócia no Verminosos, hoje trabalha para três empresas, além do nosso projeto”, detalha o diretor.

 

Lançamento

 

A pré-estreia de Mimo: O Milagre de Milagres terá entrada gratuita e contará com exibição do documentário e bate-papo com os realizadores. Esta será a primeira exibição pública da obra, que acaba de ser finalizada.

 

“Os protagonistas conferiram somente o trailer, e a gente está na expectativa de que eles estejam em Fortaleza na pré-estreia. De qualquer forma, ainda é desejo nosso realizar uma pré-estreia em Milagres”, disse Rafael Azevedo. 

 

Os responsáveis pelo curta ainda não anunciaram uma data para o lançamento oficial. Segundo o diretor, depois das exibições físicas, o documentário será disponibilizado nos canais do Verminosos por Futebol. 

 

Serviço

Pré-estreia do curta-metragem Mimo: O Milagre de Milagres

24 de julho, domingo, às 10 horas

Cinema do Shopping Benfica – Av. Carapinima, 2.200, Benfica – Fortaleza 

Entrada gratuita

 

Fonte: Jornal O Otimista

Postar um comentário

0 Comentários