Governadora Izolda Cela visita obra de expansão da rede de saneamento básico em Fortaleza.

 


A expansão contempla oito bairros da Capital com a implementação de mais de 162 mil metros de rede coletora

A governadora Izolda Cela visitou, na manhã desta segunda-feira (25), no bairro Cajazeiras, em Fortaleza, a obra executada pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) no sistema de esgoto das bacias dispostas à direita do Rio Cocó. A visita técnica da gestora foi acompanhada pelo secretário das Cidades, Marcos Cals, e pelo presidente da Cagece, Neuri Freitas. 

A obra é a segunda fase do projeto que já teve a primeira fase concluída em 2018. Agora, a ação abrange os bairros Cidade dos Funcionários, Edson Queiroz, Parque Manibura, Sapiranga, Engenheiro Luciano Cavalcante, Jangurussu, Cajazeiras e Barroso. A primeira etapa atendeu de forma total os bairros Guararapes, Jardim das Oliveiras e Tancredo Neves.

“Essas obras de saneamento básico proporcionam mais qualidade de vida e melhores condições de saúde aos moradores da Capital.  As intervenções da Cagece nesses oito bairros beneficiam 101 mil moradores da Capital. No total, estão sendo implementados mais de 162 mil metros de rede coletora, 25 mil ligações domiciliares e quase 10 mil ligações intradomiciliares", afirmou Izolda Cela.

Com isso, cada residência terá ligação direta com o sistema coletor da Cagece. A previsão para conclusão da obra é para maio de 2025. O investimento é da ordem de R$ 137 milhões.

"É uma obra que a gente vai conseguir entregar por etapas, não necessariamente tudo será concluído ao mesmo tempo. À medida que a gente concluir redes e estações elevatórias, vamos disponibilizar para a população", explicou Neuri Freitas, presidente da Cagece.

Ainda segundo Neuri, o projeto foi pensado para garantir um sistema de esgotamento sanitário eficiente e com destinação final dos efluentes de forma adequada. Outro foco do projeto é o trabalho de sensibilização junto aos moradores em todas as etapas da obra. 

Marcos Cals, titular da SCidades, reforçou o impacto da ação para a saúde e o meio ambiente. "Garante mais saúde a pessoas que não tinham condições de ter seu esgoto e água tratada, além de fortalecer a margem do Rio Cocó, tendo impacto ambiental".

Postar um comentário

0 Comentários