Conheça o primeiro instituto especializado em Cannabis medicinal do Cariri.

 



Foto: Freepik

 Cerca de 16 condições médicas, como epilepsia, Alzheimer, ansiedade e Parkinson podem ser tratadas de forma eficaz com a cannabis medicinal. Em meio ao tabu da liberação e da desmistificação do uso da planta, no Cariri, o Instituto AHO promove a pesquisa do composto e integra profissionais de diversas áreas.

Fundado em 2021 pelo nutricionista Tiago Carvalho e sua companheira, a jornalista Aylany Gomes Maia, o instituto de saúde integrada e pesquisa de Cannabis medicinal é o primeiro na região e foi criado com o objetivo de realizar um atendimento mais humanizado e de conscientização.

Foto: Arquivo pessoal

“A iniciativa vem com intuito de educação e reconstrução no cenário da cannabis medicinal, uma planta milenar e uma das primeiras cultivadas pelo homem, amplamente utilizada pelos povos antigos como fonte de fibra, […] com um histórico de uso dentro das medicinas mais antigas até a sua proibição federal em 1938, o que trouxe um impacto social, por conta da sua ampla distribuição dentro do tráfico de drogas”, ressalta Tiago.

Com a descoberta do sistema endocanabinoide, que promove a homeostase – o equilíbrio do corpo -, as pesquisas científicas com a cannabis voltaram à tona. “Os fitocanabinoides presentes na planta cannabis são moléculas idênticas às que são produzidas no corpo e com grande potencial terapêutico em diversas doenças e com menos efeito colateral que drogas alopáticas que são amplamente utilizadas nas patologias”, afirma Tiago.

O instituto cresceu ainda no primeiro ano de funcionamento. “Assim que foi inaugurado, conhecemos Gustavo Sá, Médico Veterinário, que já trabalhava com a cannabis medicinal, e com a formação de nossa amizade começamos a trabalhar juntos e desenvolver projetos para o instituto trabalhar com saúde e pesquisa de cannabis medicinal”, relata o nutricionista.

Hoje, a equipe conta com médicos, nutricionistas, médicos veterinários, psicólogas, fisioterapeutas e estéticos de bodypiercer, que trabalham com uma abordagem integrativa e funcional.

O AHO também promove cursos, workshops e seminários sobre o tema, além de firmar parcerias com universidades, comunidades periféricas, público LGBTQIA+, movimento feminista, movimento negro, e também realizar o trabalho social de redução de danos e conscientização para o uso adulto de drogas.

Primeiro evento

O workshop de Cannabis Medicinal é o primeiro evento presencial do instituto. Na programação, o tema vai ser debatido a partir do tabu na sociedade sobre o uso da maconha.

“Nossa missão é desmistificar e educar todos os profissionais de saúde e todas as pessoas que desejam participar do evento para entender sobre a planta. Além do contexto medicinal, trazer uma reparação histórica e uma reconstrução do cenário que foi criado em torno dela, e mostrar que a cannabis pode ajudar além do contexto medicinal, como também no setor industrial, alimentício, automotivo, construção, entre outros”, conclui Thiago.

Para o biólogo e um dos palestrantes do workshop, Marcio Holanda, o evento é um importante marco na construção da história da Cannabis na Região.

Foto: Divulgação

“Informação, educação e formação são pontos importantes para que profissionais das mais diversas áreas e também pacientes, possam ter acesso a todas as vertentes que envolvem a terapia com Cannabis, desde os aspectos químicos, biológicos, políticos e sociais”, ressalta Márcio.

De acordo com o pesquisador, a região está avançando em relação ao tema, “recentemente foi aprovado na Câmara Municipal do Crato, o Dia Municipal da Conscientização do uso da Cannabis Medicinal”. O projeto foi apresentado pela Associação das Mães Escolhidas (AME) Cannabis Cariri e votado favoravelmente por todos os vereadores durante a sessão.

Para Márcio, a medida mostra que “a sociedade já lida de forma mais compreensiva com o tema, embora seja necessário cada vez mais apoio e suporte popular para que as pessoas que precisam tenham acesso aos seus tratamentos de forma segura e eficaz”, conclui.

O evento será realizado no dia 28 de agosto, no auditório do Pátio Cariri Corporate, localizado na rua Catulo da Paixão Cearense, 175 – Triângulo, Juazeiro do Norte. Os profissionais palestrantes que compõem a programação atuam em diversas áreas: Ítalo Coelho (advogado), Kaline Siqueira (psicóloga), Márcio Holanda (biólogo), Tiago Carvalho (nutricionista), Gustavo Sá (médico veterinário) e Raphael Xenofonte (médico). Além destes, a programação inclui a participação especial de Eduardo Cunha, representante do Espaço Xamânico Morada da Jurema, que vai debater sobre as medicinas tradicionais da floresta.

                                    ( Miséria) 

Postar um comentário

0 Comentários