Assaré: Após parceria com a Fecormércio, Memorial de Patativa é reaberto para visitação.

 



A Fundação Memorial Patativa do Assaré, teve suas portas reabertas ao público na manhã  sábado, dia 23 de julho  após uma parceria com o Sistema Fecomercio - SESC.

Após o fechamento ocorrido em janeiro de 2022, devido a problemas com documentações internas o “Memorial Patativa” não pode atender ao público amante da cultura e da obra do grande poeta popular Patativa do Assaré.

Após o apoio do sistema Fecomercio-SESC a fundação finalmente reabre as portas. Graças a parceria e esforço dos cinco netos do Poeta que compõem o quadro de funcionários da fundação. Os mesmos estão de maneira voluntária fazendo o possível para preservar a obra do Poeta Patativa.

A família ressalta que a reabertura foi possível devido a parceria.

Atualmente todos os procedimentos que estavam ao alcance da fundação foram realizados para legalizar a documentação, estando atualmente dependendo da liberação do Ministério Público.

A neta de Patativa e diretora administrativa do Memorial, Isabel Gonçalves, afirmou ao Blog do Amaury Alencar que   anseia para que tudo esteja resolvido em breve  e finalmente a instituição possa trabalhar com  o quadro de funcionários completo, como tem sido a vinte e três anos. 

Segundo Isabel,  o Memorial estará aberto a população de terça à sábado, de 8:00 às 16:00  e no domingo o órgão funcionará de 9:00 ao meio dia.

O local já começa  a receber visitas, é o caso da professora Tuca da Silva, de João Pessoa na Paraíba  que visitou o Memorial, ficando encantada com toda o acervo existente no espaço, por ser admiradora e todo o trabalho do Poeta  Patativa.



.

A História do Memorial

A Fundação Memorial Patativa do Assaré, foi fundada no dia 04/05/1993, quando artistas assareense resolveram criar uma entidade que viesse a preservar e valorizar a vida e a obra do poeta patativa do assaré. A entidade promovia eventos e cursos para os munícipes, no mesmo ano a entidade foi reconhecida de utilidade pública pelo poder executivo.

Foi quando em 1998 a entidade fechou uma parceria com o governo municipal e estadual para a comprar, reformar e instalar num sobrado do século XVII, um museu que expusesse a vida e a obra do filho mais ilustre da cidade, Patativa do Assaré. Em 05 de março de 1999 foi então inaugurado o Memorial Patativa do Assaré, que possuem mais de 1.200 peças no seu acervo.

O museu esta localiza na Rua Coronel Francisco Gomes nº 82. Instalada em um sobrado do final do século XVIII, prédio que faz parte do patrimônio Histórico Cultural do município. Nas dependências do antigo sobrado, funcionou cadeia pública, hotel, câmara de vereadores, e residência de particulares.

As entidades apoiadoras da construção forneceram as mobílias, bem como todo material de multimídia de ultima geração na época. A família do poeta doou o acervo, objetos de uso pessoal, títulos e troféus, manuscritos, material da casa onde nasceu tudo para se montar o espaço museográfico.

Como sua presidente a fundação conta com a neta do poeta, a Sr.ª Isabel Cristina da Silva Pio.

No entanto o Memorial Patativa do Assaré não limita-se apenas entre as paredes do museu, com a ajuda do Ministério da Cultura o memorial Patativa do Assaré vem desenvolvendo atividades sócio – culturais em bairro em situação de vulnerabilidade com as seguintes ações: inclusão digital, oficinas de teatro, educação patrimonial, argila ponto cruz, crochê ,bordado e literatura de cordel e exibições cinematográficas.

Postar um comentário

0 Comentários