Assembleia Legislativa do Ceará fará seção solene próximo dia (9), de junho em Homenagem a os 81 anos do martírio e a causa Beatificação da Martil Benigna Cardoso da Silva, por proposição do Deputado Fernando Santana.

 



    No próximo dia  (09/06), a Assembleia Legislativa do Ceará realizará uma sessão solene, às 18h, no Plenário 13 de Maio, em homenagem aos 81 anos do Martírio e causa de Beatificação da Mártir Benigna Cardoso da Silva de Santana do Cariri/CE.


O Presidente da Assembleia, deputado Evandro Leitão, atendendo o requerimento do deputado Fernando Santana, convida para esta importante e solene sessão. Benigna Cardoso da Silva é também conhecida como a “heroína da castidade”, por ter sido assassinada aos 13 anos, defendendo a sua virgindade. Nasceu em 15 de outubro de 1928, em Santana do Cariri (CE).

Era muito religiosa e temente a Deus. A menina era assediada por um colega de escola, mas rejeitou as propostas dele. Então, em uma tarde de sexta-feira, Raul Alves, sabendo que ela costumava buscar água perto de casa, escondeu-se atrás do mato e a abordou, tentando abusar dela. Como Benigna resistiu e dizia “não” com veemência, o rapaz a golpeou com um facão e a matou.


Na época do assassinato, padre Cristiano Coelho Rodrigues, que foi mentor espiritual da menina, escreveu a seguinte nota ao lado do seu registro de batismo: “Morreu martirizada, às 4 horas da tarde, no dia 24 de outubro de 1941, no sitio Oiti. Heroína da Castidade, que sua santa alma converta a freguesia e sirva de proteção às crianças e às famílias da Paróquia. São os votos que faço à nossa santinha”.


A devoção a Benigna começou pouco depois de seu assassinato em 1941, quando, aos 13 anos, foi esfaqueada por resistir a um rapaz que tentou violentá-la. Ela passou a ser considerada mártir, se tornando símbolo da resistência contra o feminicídio e a violência sexual.


Neste mês, foi anunciado que o Brasil terá uma nova beata em outubro; a primeira do Ceará. A beatificação de Benigna Cardoso da Silva havia sido autorizada pelo Vaticano já em 2019, mas precisou ser adiada por causa da pandemia. A Santa Sé marcou para o dia 24 de Outubro a solenidade de beatificação.

 
A Solenidade será transmitida ao vivo pela Tv Assembleia, Rádio FM Assembleia e pelas mídias sociais.

Durante a sessão solene em homenagem a Menina Benigna, serão homenageados pessoas que contribuíram com a causa da Beatificação.

Postar um comentário

0 Comentários