26º Encontro dos Profetas da Chuva – Encanta Quixadá.

 



De 1 a 3 de junho, o Instituto de Pesquisa de Violas e Poesia Cultural Popular do Sertão Central e a Prefeitura Municipal de Quixadá, através da Secretaria de Cultura / Fundação Cultural de Quixadá e Casa de Saberes Cego Aderaldo promovem o Encanta Quixadá, programação integrante do 26º Encontro dos Profetas da Chuva - edição 2022. O 26º Encontro dos Profetas da Chuva tem o patrocínio da Enel através do Edital Mecenas, em parceria com a Cagece e o Instituto Agropólos do Ceará. 

Anualmente o evento reúne uma média de 25 profetas que apresentam os resultados obtidos pela tradição da observação da natureza e seus fenômenos, que indicam como será a quadra invernosa em todo o estado. Dando continuidade a programação do Encontro, neste mês de junho, será realizada uma programação diversificada, que vai de exposições fotográficas e literárias, exibições de filmes e rodas de conversa, culminando com o tradicional Festival de Encontro de Repentistas, Trovadores e Emboladores: Encanta Quixadá.

De acordo com secretário de cultura de Quixadá, Clébio Viriato Ribeiro, o Encanta Quixadá chega como um momento de congraçamento deste projeto de apreciação da natureza que passou a integrar o calendário anual de eventos no Nordeste.”O Encanta a partir deste ano estará integrado ao tradicional Encontro dos Profetas, como uma extensão das muitas culturas presentes na vida do homem do campo. A poesia popular e a cantoria refletem bem este sentimento de pertença de um lugar. E em Quixadá este sentimento não é diferente” afirma.

Profetas da Chuva

Considerado o maior encontro desse gênero, os Profetas da Chuva se destaca como um dos mais importantes instrumentos de manutenção desses conhecimentos tradicionais passados de geração em geração. Um saber que vem da mais completa interação do homem com seu meio ambiente e sua capacidade de observação que nasce do convívio diário em meio a natureza. O resultado desta experiência vem da maneira como cada profeta sente e entende o que a natureza tem pra dizer através da sua relação de pertencimento com a terra.

O projeto 26º Encontro dos Profetas da Chuva tem o patrocínio da Enel através do Edital Mecenas, em parceria com a Cagece e o Instituto Agropólos do Ceará. 

Postar um comentário

0 Comentários