Sesc leva exames gratuitos para mulheres em Maracanaú.

 





O município de Maracanaú é o novo destino da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher. Com atendimento totalmente gratuito, ela oferece à população feminina mamografia, prevenção do câncer de colo do útero e exame clínico das mamas. A cerimônia de inauguração acontece segunda-feira, 23, com a presença do presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Luiz Gastão Bittencourt; da Diretora de Programação Social, Debora Sombra, gestores do Sesc e autoridades do município.

A Unidade Móvel permanecerá três meses em Maracanaú instalada em frente ao Ginásio Poliesportivo Carlos Alberto Portela – Arena Carlão, na Pajuçara, recebendo mulheres para a realização dos exames e para orientações sobre saúde sexual e reprodutiva, prevenção de câncer de mama e colo do útero e demais temáticas de prevenção em saúde.

O atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. De acordo com Lara Mendes, gerente do Programa Saúde do Sesc, até julho, a Instituição espera atender a população feminina da cidade com 1.500 mamografias e 1.500 exames ginecológicos do colo do útero.

O equipamento conta com uma enfermeira, um educador em saúde e um técnico de radiologia à disposição da população, recebendo as pacientes encaminhadas dos postos de saúde da cidade para realizar os exames.

A cada três meses, o Sesc atende um município da Região Metropolitana. A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher já percorreu dez cidades do Interior desde 2018, além da Capital, e foram realizados 26.502 exames entre mamografias, prevenção do câncer de colo do útero e exame clínico das mamas.

Do posto de saúde para o mamógrafo

Mulheres de 40 a 69 anos, que não tenham sintomas, podem realizar a mamografia. Elas devem procurar o posto de saúde onde são cadastradas para que sejam encaminhadas aos exames na Unidade móvel do Sesc.

A prevenção de câncer de colo de útero, o Papanicolau, pode ser feito por mulheres jovens e adultas, na faixa etária entre 25 e 64 anos, também com encaminhamento do posto de saúde. Este rastreamento é indicado para mulheres sexualmente ativas.

Os exames realizados na Unidade Sesc Saúde Mulher são analisados pela equipe médica do Hospital de Câncer de Barretos (HCB-SP) e do Instituto do Câncer do Ceará (ICC).

Esta iniciativa do Sesc existe em 23 estados e auxilia as mulheres na realização destes exames de alta complexidade. Um estudo da Sociedade Brasileira de Mastologia, em parceria com a Rede Brasileira de Pesquisa em Mastologia, revela que, em 2017, o percentual de cobertura mamográfica do Sistema Único de Saúde para mulheres na faixa etária de risco foi a menor dos últimos cinco anos.

Educação em Saúde

Durante a permanência da Unidade em Maracanaú, o Sesc, em parceria com a Secretaria de Saúde, municipal e estadual, também promove palestras e atividades educativas sobre a promoção à saúde da mulher, tanto no espaço externo do equipamento como na unidade básica de saúde do município.

Atividades de educação em saúde e suas abordagens

Saúde integral da mulher

Estimula a adesão de hábitos adequados com a saúde da mulher nas diferentes fases da vida.

Saúde sexual e reprodutiva

Informa sobre a prevenção ao contágio por HPV e sua correlação com o câncer do colo do útero; exame preventivo e procedimentos necessários para sua realização.

Diagnóstico precoce do câncer de mama

Alerta acerca da importância do diagnóstico precoce de sinais e sintomas e importância da realização dos exames de rastreamento.

Serviço
Inauguração da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher em Maracanaú
Data: 23/5 (segunda-feira)
Horário: 10h
Local: João Henrique da Silva, S/N – Pajuçara, Maracanaú – CE

Sobre o Sesc

O Sesc, instituição integrante do Sistema Fecomércio, oferece ações de educação, cultura, esporte, lazer e promoção social. Os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, empresários e seus dependentes são os beneficiados pelo Sistema, mas os serviços também podem ser acessados pela população em geral.

www.sesc-ce.com.br
Facebook: /sescceara
Twitter: @sesc_ce
Instagram: sescce

(*) com informações do Sesc-CE

Postar um comentário

0 Comentários