Salitre: Com a presença do Desembargador Raimundo Nonato Corregedor Eleitoral do TRE CE, Audiência publica discute sessões eleitorais em área de litígio.

 










                                                      desembargador Raimundo Nonato concede entrevista  




Aconteceu na manhã de  hoje na quadra da Escola Antônio José de Albuquerque, na Serra dos Nogueiras no município de Salitre  uma audiência publica  para tratar da situação territorial e do retorno das urnas e seções eleitorais para a Serra dos Nogueiras e Serra dos Felismino. 

Estiveram presentes o prefeito municipal, o vice-prefeito, secretários, vereadores, professores, estudantes o   desembargador Dr. Raimundo Nonato - corregedor eleitoral do TRE/CE,   Dr. Luiz Sávio de Azevedo Bringel - juiz da 38° zona eleitoral, e a promotora eleitoral Dra. Efigênia Coelho Cruz .

 após o pronunciamento dos representantes dos poderes executivo, legislativo, ministério publico eleitoral, juiz eleitoral e do corregedor eleitoral, a palavra foi facultada aos moradores residentes nas duas localidades que estão vivenciando esse impasse,

    Renata Fernandes da Silva, presidente da Associação dos agricultores familiares da serra dos nogueiras, foi muito taxativa ao afirmar em seu apelo as autoridades afirmando esperar que seja solucionada esse impasse porque nos moradores, estamos sendo prejudicados tendo em vista que não queremos de forma alguma sairmos do município de Salitre, para irmos votar em Ipubi, no Pernambuco, porque somos assistidos em todas as áreas por Salitre, e além dos mais somos cearenses e Salitrenses, 

e disso não abrimos mão de forma nenhuma,  essa questão está inclusive envolvendo além da juventude os mais idosos, que não querem votar em Ipubi, e se isso ocorrer não irá ninguém votar  como sinal de protesto, destacou ela.

 Renata, pontua que são 6 secções na serra dos nogueiras e há uma média mil eleitores.

  Luiz Natanael de Negreiros, diretor da escola Antônio José de Albuquerque na serra dos nogueiras, destaca que o prejuízo territorial esta  afetando aos estudantes e moradores desde a questão eleitoral até a educacional, mesmo porque há 230 estudantes matriculados, 40 funcionários publico, e isso traz consequências enormes porque Ipubi, no Pernambuco não nos dar nenhuma assistência e toda a nossa comunidade está sendo assistida por Salitre, não só na educação, mas na saúde e na assistência social.

 então tudo isso está deixando as pessoas inquietas e preocupadas, porque querem continuar exercendo o seu papel como cidadão e eleitor em Salitre, esperamos que após a vinda do corregedor regional eleitoral ele possa ser sensível e esse problema solucionado, destacou o diretor. 

Com exclusividade o Blog do Amaury Alencar conversou com o  corregedor eleitoral do TRE/CE  Raimundo Nonato, onde ele enfatizou que o  problema na divisa com Ipubi, no vizinho estado de Pernambuco será analisado de forma técnica pela corte  e que até  o próximo dia 27 de junho haverá uma decisão.

O vereador por Ibupi,  Francisco Gilson Rodrigues,  afirmou que o município é parceiro de Salitre e que não tem nenhum interesse em adentrar os quatro quilômetros apresentado em alguns estudos,  pelo (IBGE) instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

 a Câmara municipal de Ipubi, bem como a prefeitura do município pernambucano quer a resolução com a manutenção do território para o Ceará, como já era anteriormente.

O prefeito  Dodo de Neoclides,  avaliou como importantíssimo o encontro, afirmando que em breve a situação será sanada e acredita que a área de litigio permanecerá com o município de Salitre e que vai lutar para que aquela população continue sendo cearense e principalmente salitrense.

Dr. Savio Bringel. Juiz que responde por Campos Sales  e Salitre,  falou desse litigio eleitoral afirmando crer que essas quatro sessões eleitorais devem ser mantidas no mesmo local, pois é uma questão apenas burocrática, já que a população residente naquela área se sente e utiliza-se  de todos os serviços públicos do município de Salitre.

Dra Efigênia Coelho, promotora eleitoral ressaltou a participação popular, considerando o encontro de grande relevância , uma vez que será resolvido de forma definitiva esse problema que a meses deixa a população da área impaciente sem saber se pertencem ao Ceará ou a Pernambuco, e tudo isso ficou  ficou claro ao percebermos  o desejo da população permanecer como cearense.

Postar um comentário

0 Comentários