Izolda Cela leva ânimo à Ibiapaba, diante do litígio com o Piauí.

 



A governadora Izolda Cela em visita a Tianguá, maior município da Ibiapaba, falou sobre defesa da região e solução definitiva do litígio provocado pelo Piauí, em ação no Supremo Tribunal Federal (STF), onde reivindica territórios cearenses.  A governadora, que conhece bem a serra e tem fortes ligações, pela proximidade com Sobral, sua terra, chamou atenção para  “história, pertencimento, famílias e vidas que estão estabelecidas”. 

No seu pronunciamento ao povo da Ibiapaba, Izolda Cela relatou reunião no STF, com a ministra Carmen Lúcia, relatora do processo que, segundo a governadora, “está no início”. Na sua avaliação, “o bom diálogo vai resolver essa questão”. Previu. Izolda não revelou o que ouviu da ministra, mas pelo humor da governadora a conversa foi extremamente positiva para uma saída pacífica. 

O Piauí, no final do século XVII fez uma proposta ao Império para trocar a serra da Ibiapaba e uma área nos Inhamuns, onde está a cidade de Crateús, pelo acesso ao mar. Escolheu o Delta do Parnaíba para fazer a troca. Uma das regiões mais bonitas do Brasil. O negócio foi feito de forma pacífica. A ação do governo piauiense na justiça, agora, reivindica a área cedida, sem devolução da que recebeu em território cearense.

O litígio do Piauí contra o Ceará preocupa. Esse processo tem forte emoção no território do Piauí e, no Ceará, demonstrou descaso, pois não se procurou arquivar o caso no nascedouro. O engajamento político e emocional dos piauienses é muito forte. A briga levará muito tempo para ser resolvida.

A Ibiapaba tem no agronegócio, no turismo e no setor de energia a sua base econômica. Possui, no seu território, a maior fábrica de acerola em pó do Planeta e grandes plantações de pimentão. Da serra, sai 70% do alface hidropônico consumido no Nordeste. Existe ainda o açúcar mascavo (orgânico), um polo de energia éolica está a caminho e, no turismo, por conta da natureza, operam os hotéis de alto padrão e o bondinho de Ubajara. A governadora criou um novo ânimo no povo da região.


                                  Roberto Moreira 

Postar um comentário

0 Comentários