Depois do Senado, agora é a vez da Câmara Federal debater o aumento na conta de luz no Ceará.

 


Foto: Divulgação.

A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados promove audiência pública na quinta-feira (12) para discutir o reajuste nas tarifas de energia elétrica autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para o Ceará e outros estados.

Autor do requerimento, o deputado Danilo Forte (União-CE), está preocupado com o reajuste no Ceará, onde a conta de energia vai subir em média 24,88%, mas lembra que em oito Estados os aumentos ficaram acima da inflação. Ele pede explicações sobre “os parâmetros utilizados para aprovar esse reajuste tarifário”.

Nesta semana, a Câmara aprovou urgência para a votação em plenário do PDL 94/22, que susta os efeitos de resolução da Aneel que autorizou o reajuste no Ceará. Autor do projeto, o deputado Domingos Neto (PSD-CE), afirmou que o objetivo é alterar o texto para barrar todos os reajustes autorizados pela Aneel em diversos estados.

“Houve reajuste abusivo de 20% em Alagoas; 21% na Bahia; 17% no Mato Grosso do Sul; de cerca de 20% Rio Grande do Norte; quase 25% de reajuste médio de energia no Ceará; e já aviso logo aos mineiros que haverá aumento no dia 22 de maio ”, disse.

A audiência ocorre no plenário 14 a partir das 13 horas. Foram convidados:

  • a diretora da Aneel Elisa Bastos Silva;
  • um representante da Enel (Ente Nazionale per l’Energia Elétrica), concessionária no Ceará, entre outros.

Rádio Assunção

No programa do Blog do Edison Silva na Rádio Assunção cearense foi comentado sobre uma nota na coluna Política do jornal Estadão, de sexta-feira (6), passando a ideia de que o deputado federal Danilo Forte (União/CE) quer tirar a “paternidade” do deputado Domingos Neto (PSD/CE) na apresentação do projeto de decreto legislativo para cancelar o aumento concedido pela Aneel na conta de luz dos cearenses de aproximadamente 25%.

A urgência na votação do requerimento de Domingos, e outros, foi aprovado com mais de 400 votos dos deputados, e, segundo se sabe, com o apoio de Arthur Lira (Progressistas/AL), presidente da Câmara Federal, sob a alegação do prejuízo eleitoral que o aumento da conta de luz, neste ano, causa para os deputados.

Com informações da Agência Câmara de Notícias.

Postar um comentário

0 Comentários