Cresce dentro do PL/CE tese de candidatura própria ao Governo do Estado.

 



 

Raimundo Gomes de Matos (bigode preto) ao lado dos dirigentes estaduais do PL no Ceará e de Valdemar Costa Neto, presidente nacional da sigla. Foto: Divulgação.



Os deputados do Partido Liberal (PL) mais alinhados com as pautas do presidente Jair Bolsonaro já estão aceitando a tese de candidatura própria para as eleições ao Governo do Ceará. Recentemente, em fevereiro passado, o presidente estadual da legenda, o prefeito do Eusébio, Acilon Gonçalves, sinalizou com a possibilidade de indicação do nome do ex-deputado federal, Raimundo Gomes de Matos, para a disputa ao Palácio da Abolição.

Alguns bolsonaristas, porém, estavam inclinados a apoiar o nome do deputado federal Capitão Wagner (UB), que é pré-candidato ao Governo do Estado. Jair Bolsonaro, inclusive, também sinalizou, em visita ao Ceará, possibilidade de apoio ao nome do parlamentar do União Brasil. No entanto, as mudanças ocorridas recentemente em nível nacional podem refletir em uma nova conjuntura local.

Recentemente, o presidente do União Brasil, Luciano Bivar, afirmou que o partido terá candidatura própria ao Governo Federal em uma chapa pura, possivelmente, com ele sendo o cabeça. Para alguns parlamentares do PL ouvidos pelo Blog do Edison Silva, com essa decisão, se fortalece a tese de candidatura própria da agremiação no Ceará.

Segundo afirmaram, o partido em nível local estava apenas aguardando essa definição para apresentar uma candidatura própria. A deputada Dra. Silvana, por exemplo, afirmou que tem defendido apoio ao nome de Capitão Wagner, porém, deve respeitar a hierarquia partidária e o comando da legenda.

Consenso

Em conversa com alguns parlamentares, Acilon Gonçalves chegou a afirmar que uma candidatura própria fortaleceria o partido no Estado, independente do resultado das urnas. O apoio a um nome de outro partido, por outro lado, deixaria o grêmio numa posição de coadjuvante.

Não há, porém, consenso sobre quem deve ser o nome do partido a uma eventual disputa ao Poder Executivo. O presidente estadual do PL tem buscado fortalecer o nome de Raimundo Gomes de Matos. O passo seguinte é convencer aqueles menos simpáticos a essa ideia. O PL do Ceará passa por outro impasse, que é a indicação de um nome para a disputa ao Senado Federal.

 

                                Jornalista Edison Silva 

Postar um comentário

0 Comentários