Crato e Juazeiro estão entre os 45 municípios brasileiros escolhidos como prioridade no combate a evasão escolar.

 


Inep divulga adaptações para o Enem 2020

Foto: Júlio Caesar


As cidades cearenses Crato, Juazeiro do Norte e Maranguape estão entre os 45 territórios brasileiros selecionados pelo programa Itaú Social, que incentiva a construção de ações colaborativas entre as Organizações Sociais de um mesmo município para que, juntas, contribuam no combate ao abandono e evasão escolar de crianças e adolescentes.

As cidades foram escolhidas com base em indicadores relacionados à qualidade da educação e ao contexto social de vivência que, quando combinados, caracterizam uma situação de vulnerabilidade. A evasão escolar é um problema que está presente na realidade de dois em cada dez estudantes, como aponta a pesquisa “Educação não presencial na perspectiva dos estudantes e suas famílias”, elaborada pelo Datafolha em dezembro de 2021 a pedido do Itaú Social.

As Organizações Sociais dos municípios selecionados serão convidadas para participar de um percurso formativo realizado a distância, em que serão ofertados conteúdos para a elaboração de um plano de ação. Os planejamentos concluídos serão submetidos a uma análise e os que forem aprovados receberão apoio técnico e fomento financeiro para sua implementação.

“A pandemia provocou uma série de mudanças na relação entre o estudante e a escola. Após o período mais grave da Covid-19, ainda há crianças que não retornaram ao convívio escolar ou estão em risco de evasão. Por estarem inseridas na realidade do território, as organizações da sociedade civil possuem um olhar no qual podem apontar soluções para este desafio”, explica a gerente de Fomento do Itaú Social, Camila Feldberg.

                          ( Badalo) 

Postar um comentário

0 Comentários