ASSEMBLEIA LEGISLATIVA : Seminário Donas de Si mobiliza mulheres dos municípios de Barbalha e Milagres.

 



Seminário Donas de Si mobiliza mulheres dos municípios de Barbalha e Milagres

Foto: Máximo Moura
Mulheres do município de Barbalha participaram, nesta segunda (23/05), do Seminário Donas de Si, realização do Instituto Future com patrocínio da Assembleia Legislativa do Ceará, por meio da Procuradoria Especial da Mulher e da Sala do Empreendedor. A programação acontece na Câmara Municipal do município e segue com atividades nesta terça-feira (24/05). Paralelamente, o município de Milagres recebe o evento, nesta segunda e terça-feira.
 
Na abertura das atividades, a procuradora da mulher do município de Barbalha, vereadora Efigênia Garcia Mendes, enalteceu a iniciativa do projeto e valorizou a importância da criação das procuradorias das mulheres em todo o Ceará, principalmente na região do Cariri, onde há o maior índice de violência contra mulheres no Estado.
 
Para a procuradora, o seminário revela o quanto empreender em nosso País é difícil e empreender sendo mulher é mais desafiador ainda. “Por vivenciarmos uma sociedade patriarcal, enfrentamos batalhas diárias que só nós sabemos. Por isso estamos aqui para desmistificar essa prerrogativa. Precisamos desconstruir a cultura do machismo e construir uma rede de apoios entre nós mulheres, esse é apenas o primeiro passo”, destacou.
 
Efigênia acrescentou que os aprendizados do Seminário Donas de Si foram o pontapé inicial para um projeto ainda maior para o município de Barbalha. Segundo ela, a Procuradoria da Mulher de Barbalha investirá, no segundo semestre deste ano, no projeto Empreender Mulher, que dará continuidade à qualificação das mulheres da cidade e continuará incentivando-as a serem donas dos seus próprios caminhos. 
 
SEMINÁRIOS
 
No primeiro momento, realizado pela manhã, o seminário contou com a participação do palestrante Luciano Lopes, consultor do Instituto Future, que abordou sobre o empoderamento feminino com foco em habilidades socioemocionais e fortalecimento da autoestima das mulheres.
 
Já no período da tarde, a psicóloga da Procuradoria Especial da Mulher da Alece, Melina de Paula, explicou sobre o funcionamento do órgão, as formas de acolhimento das diversas demandas das mulheres, assim como a parceria com municípios das 55 procuradorias no Ceará. Ela apresentou ainda os tipos de violência, como a física, psicológica, moral, sexual e patrimonial, e divulgou o projeto Zap Delas, canal direto de comunicação para mulheres, disponível pelo telefone (85) 99814-0754.
 
A manicure e design de sobrancelhas Maria Valdeilde, que acompanhou as palestras, avaliou o projeto Donas de Si como primordial em sua carreira. Segundo ela, é através da conversa com os palestrantes que, a partir de agora, saberá quais caminhos a seguir, desde o apoio finceiro pelos bancos especializados até como angariar novos clientes.
 
“Atendo meus clientes na sala de casa e hoje saio daqui mais capacitada para continuar investindo no ramo da beleza, que é o meu forte”, conta a manicure.
 
MOMENTO INSPIRAÇÃO
 
O Momento Inspiração, espaço destinado às mulheres empreendedoras para compartilharem suas experiências, teve como palestrante a piauiense Isalde Cruz, empreendedora que atua no comércio de roupas e acessórios em Barbalha. Ela relatou, dentre as diversas dificuldades da sua vida, o início do seu sonho em empreender. 
 
“Comecei num quartinho pequeno e sempre tive muito incentivo de outras mulheres que me diziam: 'é assim que começa um sonho'. E é assim que hoje eu me considero uma mulher de sorte nesse ramo comercial de roupas e acessórios femininos”, disse. Além disso, outra dificuldade a ser enfrentada foi quando entrou no ramo da construção civil, tipicamente masculino, o que, segundo ela, foi muito mais complicado que empreender.
 
A empresária ainda contou sobre o drama da descoberta de um câncer raro, que, para ela, foi mais um recomeço. “A beleza feminina está nos cabelos e eu perdi os meus. Me perguntei porque Deus me deu um câncer no momento em que eu estava no ápice da minha carreira. Hoje sei que o propósito era poder ajudar outras mulheres a conhecerem suas fortalezas inspiradoras e incentivá-las a serem donas das suas histórias”, concluiu.
 
Ao final, a cantora Mariana Correia cantou a música “Dona de Mim”, da intérprete Iza. Segundo Mariana, essa música representa o poder feminino e inspiração para todas as mulheres.
 
Participaram ainda do evento o presidente da Câmara dos Vereadores, Odair José de Matos (PT); o vereador Dorivan Amaro (PT); o diretor da Câmara Municipal, Carlos Tarafel; a procuradora-adjunta, Luciana dos Santos; a coordenadora da Procuradoria da Mulher, Lirida Callou, e a coordenadora de desenvolvimento Regional da Sala do Empreendedor, Jarina Santana, todos do município de Barbalha.
 
No encontro de amanhã (24/05), os participantes receberão orientações do representante da Sala do Empreendedor da Assembleia Legislativa, Wilkson Santos, sobre como formalizar uma empresa, os benefícios da formalização e os créditos para investimento. Além disso, haverá informação sobre empréstinos financeiros com os agentes de crédito do Crediamigo, do Banco do Nordeste e da Cearacred. Ao final, será realizada a entrega de certificados e sorteio de brindes para as mulheres que participaram do evento.
 
DONAS DE SI EM JARDIM E MAURITI
 
Na próxima quarta e quinta-feira (25 e 26/05), o Seminário Donas de Si também leva capacitação às mulheres dos municípios de Jardim e Mauriti, a partir das 8h, nas câmaras municipais de cada cidade.
 
O projeto Donas de Si tem como proposta promover ações articuladas de empreendedorismo feminino com foco na ascensão profissional da mulher, emancipação econômica, geração de renda e independência financeira.
 
A iniciativa já passou pelos municípios de São Benedito, Carnaubal, Croatá, Guaraciaba do Norte, Fortim, Itaiçaba, Quixeré, Paracuru, São Gonçalo do Amarante, Apuiarés e Pentecoste.
 
DL/LF

Postar um comentário

0 Comentários