O MUNICÍPIO DE PACUJÁ, ZONA NORTE DO CEARÁ, RECEBERÁ "DOAÇÃO" DE ESTAÇÃO DE LAVAGEM DE MÃOS, PARA ESCOLAS QUE ATENDEM ALUNOS DA ZONA RURAL E URBANA.

 







 Graças ao trabalho diferenciado envolvendo CRIANÇAS e ADOLESCENTES que fazem frente a um excelente movimento em prol do Meio Ambiente, trabalhando a "Educação Ambiental Como Fator de Integração Social e Cultural", o município de Pacajá será contemplado com ESTAÇÃO DE LAVAGEM DE MÃOS destinadas às escolas da rede municipal de ensino que atendem alunos na zona rural e urbana. 

As ações ambientais em favor do Bioma Caatinga e do Meio Ambiente foram fatores decisivos para escolha do município que tem nos PROJETOS JOVENS AMBIENTALISTAS DE PACUJÁ e JOVENS CAATINGUEIROS DA COMUNIDADE DO ZIPÚ um marco em prol de um trabalho ambiental diferenciado e exitoso como o nascimento das MANCHAS VERDES URBANAS DA CAATINGA na cidade sendo a 1ª em frente ao estádio Municipal Pueirão que teve como atores os estudantes da EEF Coriolano Alves de Brito que foi a pioneira da implantação do Projeto Jovens Ambientalistas de Pacujá e a 2ª na praça onde está situada a EEF João Lopes de Matos, referencial para o Semiárido Nordestino.
Na Comunidade do Zipú, as crianças e adolescentes dão seu exemplo de respeito e amor ao Bioma Caatinga e a Natureza com ações impactantes em prol do Semiárido, incontáveis ações de Educação Ambiental onde a teoria se torna prática. O trabalho está baseado em fatos reais em benefício do Bioma Caatinga onde sua FAUNA e FLORA são estudadas para melhor compreensão em prol da preservação, dos quais temos o irrestrito apoio da SEMA - Secretaria Estadual do Meio Ambiente.
Ambos projetos, trazem um apelo bem distinto os quais usamos as narrativas que são fatos:
1º) - NÃO PRESERVE O MEIO, PRESERVE O TODO,
2º) - PRESERVE; "é triste pensar que a Natureza fala e que o gênero humano não a ouve" (Victor Hugo);
3º) - Uma Nação que DESTRÓI o Meio Ambiente, DESTRÓI a si própria, o mesmo se aplica às comunidades.
Esses três ensinamentos nos elevam e servem de alicerce para as transformações através da EDUCAÇÃO que fortalece o elo entre o homem e a Natureza.
Nessas ações diferenciadas que une o MEIO AMBIENTE e a EDUCAÇÃO, por uma questão de respeito e reconhecimento registro a nossa gratidão as escolas de rede municipal de ensino com seus diretores, coordenadores, professores e funcionários que abraçaram a causa ambiental, a Paróquia de São João Batista, Pastoral da Criança, NUCA UNICEF PACUJÁ, Articulação do Selo UNICEF - Edição 2021 - 2024, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Associação Comunitária do Zipu e Bananeira, estão diretamente ligadas a esses feitos extraordinários, que tem o apoio da Prefeitura de Pacujá, Prefeito Raimundo Filho tem sido sensível a causa. Nessas ações ambientais e trabalho técnico em prol do fortalecimento dessas ações no setor educacional, temos a estreita colaboração e trabalho da técnica da Secretaria da Educação MICHELE ALMEIDA, que entende a grandeza desse momento para Pacujá, também é compartilhado por Valéria, Nonata, Raimundinha (Secretária Adjunto da Educação), Breno Abreu (Secretário de Educação).
Antonio Carlos e Léo Carvalho, ambos laureados com o TROFÉU e o DIPLOMA "Protetora da Caatinga", uma promoção do blog Amaury de Alencar e site Matheus Repórter Cariri, têm se dedicado diretamente a causa ambiental, ambos tem compromisso com a Natureza e jamais se furtaram quando foram chamados a darem suas contribuição em prol do Meio Ambiente.
O secretário José Parcelli do Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural é sensível à causa ambiental, dá seu apoio, que somado com os demais, torna possível esse trabalho ambiental a nível municipal.
No tocante às ações de Educação Ambiental e em prol da sustentabilidade do Bioma Caatinga, fizemos nosso trabalho com esmero, estamos de cabeças erguidas e felizes, por termos feito o DIFERENCIAL no Semiárido Nordestino, porque conhecemos e respeitamos o Meio Ambiente, destaca o ambientalista Jorge de Moura.

Postar um comentário

0 Comentários