Jovem de Santana do Cariri é aprovada com bolsa de estudo em faculdade americana.

 



A jovem  Letícia Vieira da Silva, de 19 anos, garota negrada zona rural de Santana do Cariri, interior do Ceará, filha de  agricultores e que  estudou a vida inteira em escola pública conseguiu levar seu nome a a cidade de Santana do Cariri mundo a fora sendo aprovada com  uma bolsa de estudo na  Smith College, universidade estadunidense localizada em Massashussets, para cursar Engenharia e Astronomia com bolsa completa.

Letícia Vieira, desde criança gosta muito de ciências exatas, principalmente Astronomia e Astronáutica, mas também tem interesse em artes, linguística e história. Cursou  o ensino fundamental na escola José Homem de Souza Filho, estudando um ano no colégio  Governador Adauto Bezerra em Crato e cursou o ensino médio integrado  curso de Eletrotécnica no IFCE campus Juazeiro do Norte.

 Ainda no ensino fundamental teve contato com as olimpíadas científicas, competições que lhe acompanharam por todo o ensino médio e lhe  motivaram a estudar de maneira autodidata. Ao todo, conquistou 25 medalhas e 6 mensões honrosas nas mais de 30 competições de conhecimento que se aventurou. Também desenvolveu  projetos em divulgação de Astronomia de maneira inclusiva, participando de iniciações científicas e foi a primeira brasileira de escola pública a participar da fase internacional da Copa do Mundo da Física. 

Fora da sala de aula, participa de grupos que lutam por justiça social, especialmente nos campos de gênero e de temáticas etnico-raciais. Leticia busca ativamente tornar as áreas de ciência e engenharia mais diversas e inclusivas a grupos socialmente desfavorecidos.

A jovem santanense  é fascinada pelo Universo e planejo trabalhar como engenheira aeroespacial, além de continar sendo pesquisadora. Um passo importante rumo a esse objetivo foi dado com a aprovação em Smith College, universidade estadunidense localizada em Massashussets, para cursar Engenharia e Astronomia com bolsa completa.

Essa aprovação é resultado de anos de engajamento em atividades extracurriculares, que culminaram na minha aceitação no Programa Oportunidades Acadêmicas do EducationUSA. Através disso, obtive auxilio durante todo o processo de candidatura para universidades nos EUA.

Postar um comentário

0 Comentários