Jornalista da TV Globo é esfaqueado na frente da residência.

 





O editor do telejornal DFTV, Gabriel Luiz, foi esfaqueado na noite desta quinta-feira (14) no Setor Sudoeste, bairro nobre de Brasília.

O estado de saúde dele é considerado grave, mas estável. Ele foi atendido no Hospital de Base da capital federal. Ele foi atacado por 2 homens por volta de 23 horas.

O jornalista de 28 anos já foi repórter e editor da TV Globo em Brasília. Também já trabalhou na rádio CBN e nos jornais Correio Braziliense e Metrópoles.

Luiz Gabriel foi esfaqueado no estacionamento perto de casa. O porteiro do prédio do jornalista teria dito que Gabriel estava indo para um comércio local. Ele foi atingido no abdômen, tórax e perna. O jornalista pediu ajuda para os vizinhos e deu entrada no hospital consciente.

Passou por cirurgias durante a madrugada e os médicos conseguiram interromper todas as hemorragias. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil. Os agentes de segurança não encontraram o celular de Gabriel. A carteira estava no local.

TV Globo

Em nota, a TV Globo lamentou o fato. Leia:

A Globo lamenta profundamente o ocorrido. Está aguardando as investigações da polícia e prestando toda ajuda ao nosso repórter e aos familiares. A Globo repudia veemente todas as formas de violência e espera que o caso seja esclarecido o mais rapidamente possível.

Associações pedem investigação rigorosa

A Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e a ABI (Associação Brasileira de Imprensa) repudiaram violência cometida contra o jornalista e pediram uma “apuração rigorosa” do caso, “com especial atenção para a possibilidade de o crime ter ocorrido em decorrência do exercício da profissão”.

Em nota, divulgada nesta sexta-feira (15), a Abraji citou o fato de o local onde o crime ocorreu ser “uma região de baixa criminalidade”. “A Abraji se solidariza com Gabriel Luiz, sua família e seus amigos, se unindo a todos os colegas que torcem por sua completa recuperação.”

A vice-presidente da Abraji, Katia Brembatti, entrou em contato com o secretário de Segurança do DF, o delegado federal Júlio Danilo Souza Ferreira, que afirmou acompanhar o caso de perto, sem descartar nenhuma hipótese até o momento. Também foi enviado ofício à Secretaria cobrando a apuração diligente do caso.

Em nota, a ABI afirma que o caso “se insere num quadro inaceitável de hostilidade a jornalistas e de crescimento da violência no país”.

“A ABI exige que as autoridades policiais do Distrito Federal investiguem com empenho a tentativa de homicídio e a esclareçam o mais rapidamente possível”, afirmou o presidente da associação, Paulo Jeronimo.

A Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) lamentou “a tentativa de assassinato” de Gabriel Luiz. “A Federação espera que os fatos sejam investigados com celeridade e que os responsáveis sejam identificados e punidos. Diante da escalada da violência contra jornalistas no Brasil, é preciso uma averiguação criteriosa da motivação do crime, para que seja esclarecido se está vinculado ao exercício profissional” , disse em nota.

“A Fenaj reitera seu repúdio à violência, em especial a praticada contra profissionais da imprensa, que cumprem o importante papel de levar informações verdadeiras à sociedade.”

Informações: GCMais

Postar um comentário

0 Comentários