UFCA se manifesta diante da ausência de rotas de ônibus para o campus de Juazeiro do Norte.

 


Foto: Antonio Rodrigues / Arquivo

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) retoma as aulas presenciais na próxima segunda-feira (7 de março de 2022). Muitos estudantes devem ser prejudicados com o cancelamento de duas rotas universitárias por parte da Viametro Cariri, que assim optou após o início da pandemia de Covid-19.

À reportagem, a Viametro afirmou que, das três rotas disponíveis para acesso à UFCA, apenas duas estão funcionando: a 8 e a 10. A empresa afirmou que não há previsão de retorno da rota 9. A 11, que costumava estar disponível para retorno dos estudantes para casa, pouco após as 22h, também foi suspensa sem previsão de retomada.

Os campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Estácio de Sá e Centro Universitário Leão Sampaio da Lagoa Seca também são atendidos pelas rotas.

A UFCA divulgou nota nesta sexta-feira (4), onde manifestou preocupação com a situação. A instituição apontou que, mesmo com as quatro rotas universitárias disponíveis no período pré-pandemia, já havia insuficiência na oferta de ônibus para estudantes.

Na nota, a UFCA também mencionou tratativas com a prefeitura de Juazeiro do Norte, visto que a Viametro detém uma concessão pública com o município para atender a demanda de transporte público da população.

Leia a nota na íntegra:

“A Universidade Federal do Cariri (UFCA) manifesta preocupação com as tratativas em torno da ampliação da oferta de transporte coletivo na cidade de Juazeiro do Norte, onde a instituição mantém o maior de seus campi. Apesar de não ser recente o problema da insuficiência da oferta de ônibus em diversos bairros do município, o contexto de enfrentamento da pandemia de covid-19 requer maior empenho de todos os atores envolvidos na prestação deste serviço, para garantir o direito da população juazeirense a transporte seguro, eficiente e acessível.

Como divulgado há poucos dias, os 24 cursos de graduação da UFCA voltarão a desenvolver suas atividades presencialmente em breve – e 15 deles funcionam no campus Juazeiro do Norte, situado no bairro Cidade Universitária. Outras Instituições de Ensino Superior (IES) mantém cursos presenciais no mesmo bairro – localidade que, pouco antes da declaração de pandemia, era coberta por quatro linhas do transporte coletivo municipal. Na época, esse quantitativo já se mostrava exíguo frente ao necessário para atender os públicos de todas essas instituições. Hoje, apenas duas linhas de ônibus atendem o bairro.

O diálogo da UFCA tanto com a prefeitura de Juazeiro do Norte quanto com a empresa concessionária do serviço de transporte municipal já está estabelecido, no sentido de pelo menos retomar a oferta de ônibus anterior à pandemia – não apenas no bairro Cidade Universitária, mas em todas as localidades do município que se veem desassistidas pelo serviço. Esse diálogo teve início no fim de 2021, quando a Universidade, animada com as notícias do avanço da vacinação no Brasil, já se mobilizava para retornar plenamente às atividades acadêmicas presenciais, após dois anos de suspensão delas.

A implantação emergencial do Ensino remoto como alternativa para a continuidade das atividades educacionais no país gerou diversos transtornos não só para discentes e suas famílias, mas para todos os trabalhadores e as trabalhadoras da Educação, do Ensino Básico ao Ensino Superior, e para todas as pessoas que têm como principal fonte de renda a rede de serviços de apoio ao desenvolvimento dessas atividades. No próximo dia 7 de março de 2022, a UFCA dará início à superação desta página, levando lições importantes e reafirmando convicções inegociáveis – entre elas, a excelência de Ensino e a segurança de sua comunidade acadêmica.

A retomada das atividades presenciais na Universidade, ainda que experiências positivas tenham emergido do Ensino remoto, é fundamental para a continuidade e para o fortalecimento do projeto de desenvolvimento socioeconômico para o Cariri que a existência da UFCA traduz. Essa retomada e sua grande missão não podem encontrar como barreira a escassez na oferta de transporte coletivo e sua consequente insegurança sanitária – razão pela qual devemos, juntos, encontrar soluções imediatas para a questão.

Por promover Educação pública, gratuita e de qualidade, a UFCA acredita em uma solução que dispense a oneração do custo das passagens ou arranjos temporários para oferta de transporte alternativo nas localidades onde a oferta do serviço é insuficiente. Para construir uma resolução à altura do desafio posto, a UFCA reafirma a sua permanente disponibilidade.”

Fonte: Site Miséria

Postar um comentário

0 Comentários