Sefaz Ceará promove capacitação em mentoria para fazendários.

 



A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz Ceará) deu início, na tarde dessa segunda-feira (28), ao curso “Descobrindo e Praticando a Mentoria”. A capacitação tem o objetivo de proporcionar conhecimentos e boas práticas que possam dar suporte aos servidores no exercício de mentoria. Ao todo, estão sendo formados 30 fazendários, que utilizarão o aprendizado com os 94 novos servidores, que têm previsão de posse neste mês de março.

A coordenadora de Gestão de Pessoas (Cogep), Dulce Ane Lucena, abriu o curso declarando que a formação de mentores é uma das iniciativas da Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão Interna (Secex-PGI), por meio da Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep) e da Célula de Desenvolvimento de Pessoas (Cedep). “Esse momento foi pensado para facilitar o processo de integração dos novos servidores. O mentor tem o desafio de inspirar, orientar e colaborar com o desenvolvimento pessoal e profissional do mentorado.”

A gestora observa ainda que os mentores serão ponto de apoio aos gestores da Sefaz Ceará no desafio do contínuo desenvolvimento das equipes. “É, sobretudo, um processo de compartilhamento de conteúdo e de experiências, onde o mentor ajuda o novo servidor na aquisição de conhecimentos, na aprendizagem da cultura organizacional e na adesão aos valores da instituição.”

A formação tem à frente a consultora Eliane Maciel, que agradeceu a confiança da Secretaria e ressaltou que os conhecimentos adquiridos são úteis para todo o processo profissional. “Existe uma responsabilidade em ser um mentor e sei que as pessoas que estão aqui possuem competência para essa missão. Por isso é importante ter clareza do processo que está sendo proposto.”

No primeiro módulo, Entendendo o Princípio da Mentoria, a facilitadora explicou que o método chegou às empresas no século XX, sendo utilizadas cinco técnicas: acompanhamento, semeadura, catalização, demonstração e colheita. “A mentoria é um processo, com tempo determinado, em que um profissional mais experiente em uma determinada área mostra o caminho ao profissional com menor expertise específica. Alcançando um desenvolvimento profissional a longo prazo”, disse a Eliane Maciel.

A capacitação segue até o próximo dia 7 de março, com mais quatro módulos: Comunicação Empática ou Não Violenta; Bom Mentor, Bom Líder; Protagonismo e Inspiração; e Mão na Massa – Plano de Mentoria.

Postar um comentário

0 Comentários