Deputados da bancada cearense na Câmara Federal mudam de partido.

 


Alguns deputados da bancada federal em encontro com vereadores de Fortaleza. Foto: Divulgação.

Pelo menos cinco deputados federais da bancada cearense na Câmara Federal já mudaram de partido nas últimas semanas. Outros três estudam deixar suas agremiações atuais e ingressar em outras siglas até a data-limite da chamada “janela partidária”, que se encerra nesta sexta-feira (01/4).

A legenda que mais se beneficiou com as mudanças ocorridas nos últimos dias foi o União Brasil, que no Ceará é comandado pelo deputado federal Capitão Wagner. Além dele, também ingressaram no grêmio os parlamentares: Danilo Forte, egresso do PSDB; Vaidon Oliveira que deixou o PROS; e Heitor Freire, anteriormente filiado ao PSL.

A legenda UB passa a ser a segunda maior força partidária na bancada cearense, estando todos atuando na oposição ao Governo do Estado. O PDT, por outro lado, segue sendo o partido com mais representantes no grupo, atualmente com seis membros. A sigla pedetista pode dar abrigo também ao deputado Pedro Bezerra, que deve deixar os quadros do PTB.

O deputado Célio Studart foi outro que deixou sua antiga sigla, o Partido Verde (PV), e se filiou ao PSD, que no Estado é comandado pelo ex-vice-governador Domingos Filho. A sigla passou a ter dois nomes na bancada cearense, já que Domingos Neto também é filiado ao partido.

Além dessas mudanças, outras também podem acontecer. Isso porque Genecias Noronha e seu grupo político devem deixar os quadros do Solidariedade (SD) nas próximas horas. O deputado Moses Rodrigues (MDB) é outro que tem dialogado com seus correligionários sobre a possibilidade de deixar o partido. Alinhado a Capitão Wagner, ele defendeu que a sigla emedebista esteja apoiando a oposição em uma eventual postulação de Wagner ao Governo do Estado.

Caso todas as movimentações se concretizem até o prazo final de desfiliação (“janela partidária”), a bancada cearense na Câmara Federal deixará de ter representantes do SD, MDB, PV, PTB e PROS.

Como está a composição atual da bancada cearense na Câmara Federal:

André Figueiredo – PDT
Leônidas Cristino – PDT
Idilvan Alencar – PDT
Eduardo Bismarck – PDT
Mauro Filho – PDT
Robério Monteiro – PDT

Capitão Wagner – UB
Vaidon – UB
Danilo Forte – UB
Heitor Freire – UB

Luizianne Lins – PT
Guimarães – PT
José Airton – PT

Domingos Neto – PSD
Célio Studart – PSD

Dr. Jaziel – PL
Júnior Mano – PL

Denis Bezerra (PSB)

AJ Albuquerque (PP)

Pedro Bezerra (PTB)*

Moses Rodrigues (MDB)*

Genecias Noronha (SD)*

 

*devem mudar de partido nas próximas horas.

Postar um comentário

0 Comentários