Queiroga garante que, até o dia 15, país vai distribuir vacinas suficientes, aos estados e municípios, para aplicação da 1º dose em todas as crianças


O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante o lançamento da campanha Mega Vacinação.

 O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou, neste sábado (12), a ampliação da distribuição de vacinas pediátricas aos estados e municípios. O anuncio foi feito durante evento de incentivo à imunização de crianças, em Macei[o (AL).

Na ocasião, Queiroga dgarantiu que, até o dia 15 de fevereiro, ou seja, terça-feira, serão distribuídas vacinas suficientes para aplicação da primeira dose em todas as criançãs do país. O Brasil tem, atualmente, segundo dados do Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE), 20,5 milhões de crianças. Segundo o ministro, cerca de 20% das crianças já foram vacinadas com a primeira dose contra a doença até o momento.

QUARTA DOSE

Além disso, ainda no evento, o ministro voltou a dizer que não existem evidências científicas suficientes para recomendar a aplicação da quarta dose dos imunizantes contra a Covid-19 na população geral.

No dia 9 de fevereiro, o Ministério da Saúde recomendou a aplicação de uma dose de reforço para jovens de 12 a 17 anos imunocomprometidos. A aplicação em adultos na mesma condição foi recomendada pela pasta em dezembro.

O esquema primário de vacinação desse grupo deve ser feito com três doses – primeira, segunda e a dose adicional – com intervalo de oito semanas entre elas. Após a conclusão desse esquema, é recomendada ainda uma dose de reforço quatro meses após a terceira dose (ou dose adicional).

“Antes de querer aplicar quarta dose sem evidência científica, vamos avançar na aplicação da terceira dose de vacina”, disse. “O Brasil aplicou cerca de 30% na sua população de dose de reforço. Precisamos avançar na dose de reforço e não querer aplicar uma quarta dose sem ainda ter uma evidência científica sólida”, completou Queiroga.

Postar um comentário

0 Comentários