Mauriti : 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Mauriti debate políticas públicas para melhorar o atendimento à população




A Prefeitura de Mauriti por meio da Secretaria de Saúde e em parceria com o Conselho Municipal de Saúde está realizando, ontem (10) e hoje (11), a primeira Conferência Municipal de Saúde Mental do município. Com o tema “A política de saúde mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”, o evento busca debater e buscar melhorias para o atendimento à população.
O prefeito em exercício João Paulo furtado fez a abertura do evento e deu as boas-vindas a todos os participantes e aproveitou para ressaltar a importância do CAPS neste trabalho, lembrando que o primeiro equipamento foi aberto no município ainda na primeira gestão do prefeito Isaac Júnior. Segundo o prefeito a Conferência tem o objetivo de melhorar a rede psicossocial em Mauriti.
A secretária de saúde Evânia Furtado falou da importância do tema abordado pela conferência tanto para os usuários do sistema como também para os profissionais de saúde e da assistência social que estão desde 2020 na labuta a frente da pandemia do coronavirus, momento de grande desgaste psicológico para todos. “Nós conseguimos ainda em 2013 inserir o município no sistema para receber um CAPS AD e por alguns motivos de logística durante a pandemia este equipamento não foi aberto, agora tivemos a oportunidade de estar com ele funcionando e ajudando muitas pessoas no município. Também estamos para abrir quatro equipes em especialização de saúde mental e se Deus quiser um CAPS infantil para darmos assistência a toda a rede”, frisou a secretária.
Ainda durante a sua fala a secretária falou do seu orgulho em ser gestora da pasta neste momento da realização da 1ª Conferência Municipal para rever, complementar e efetivar a rede de saúde mental no município, visto que as conferências não são obrigatórias para os municípios. “Quando fomos procurados pelo conselho nos colocamos de pronto para a realização deste evento por entendermos a importância de um debate rico como este. A prefeitura não medirá esforços para efetivar as sugestões que forem levantadas e definidas aqui”, completou Evânia.
Participam da Conferência gestores, conselheiros de saúde, funcionários e usuários do Sistema de Saúde – SUS.

Postar um comentário

0 Comentários