Deputado Guilherme Landim sugere criação de Restaurante Popular Itinerante

 

Foto: ALCE

Criar o Programa Restaurante Popular Itinerante, denominado de Alimento Saudável Móvel, para atender pessoas em situação de rua, é sugestão do deputado Guilherme Landim (PDT). A proposta objetiva prover alimentação e nutrição como política social alimentar que busca impedir a desnutrição.

O projeto de indicação 11/22, que está tramitando na Casa, sugere que o restaurante móvel seja subordinado à Secretaria de Estado de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Ceará (SPS) e instalado, prioritariamente, em comunidades com menor Índice de Desenvolvimento Humano ou que registrem o maior número de pessoas em situação de rua.


O Alimento Saudável Móvel, segundo o parlamentar, observará diretrizes para o seu funcionamento, como normas regulamentadoras do restaurante popular; medicina e segurança do trabalho; incentivo ao voluntariado; equipe multidisciplinar e segurança alimentar.


Guilherme Landim explicou que, em março de 2020, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) estimava que 221.869 pessoas estavam em situação de rua no Brasil, e hoje é notável o crescimento desse número. “No Ceará a situação não é diferente, com aumento expressivo de pessoas em situação de rua nos diversos municípios do Estado”, lamentou.


Conforme o deputado, somente em Fortaleza, houve um aumento de 54% da população em situação de rua em sete anos, situação agravada com a pandemia de Covid- 19. “Tendo em vista que a assistência aos desamparados e a alimentação constituem direitos sociais e deveres de todos os entes federativos, apresento este projeto que visa garantir alimentação saudável a pessoas em situação de rua”, pontuou.


*Fonte: ALCE

Postar um comentário

0 Comentários