Ceará recebe 2.655 kits escolares da Cruz Vermelha Brasileira para alunos vulneráveis

 




Com o apoio financeiro da Embaixada do Reino dos Países Baixos, a Cruz Vermelha Brasileira (CVB) desenvolveu o ‘Projeto volta às aulas’, com o intuito de melhorar as condições de estudo de alunos em situação de vulnerabilidade do ensino fundamental de escolas públicas nas regiões Norte e Nordeste. Com a entrega de 8.952 kits, a expectativa é que cerca de 32 mil pessoas sejam beneficiadas pelo projeto.


Somente no Ceará, 2.655 kits escolares serão distribuídos entre as cidades de Caucaia e Mombaça. 1.536 para a Prefeitura Municipal de Caucaia e 1.119 para Mombaça. De acordo com Júlio Cals, presidente da CVB, a escolha das escolas será de responsabilidade de cada prefeitura. “A Cruz Vermelha Brasileira vai entregar os kits para as prefeituras e eles farão a seleção das escolas públicas beneficiadas, respeitando o critério de faixa etária estabelecido pela CVB (6 a 8 anos). Além disso, as prefeituras devem considerar as necessidades das famílias em situação de vulnerabilidade social nos locais”, explica.

Caucaia será o primeiro município cearense a receber a entrega em uma cerimônia simbólica no próximo dia 15 de fevereiro. “Em Caucaia, estarão presentes a equipe da Cruz Vermelha Brasileira, juntamente com o embaixador do Reino dos Países Baixos, Andre Driessen, que foi responsável pelo financiamento do projeto”, relata o presidente. Já na cidade de Mombaça, a cerimônia ocorrerá no dia 17 e contará com a presença do presidente da frente parlamentar em defesa da Cruz Vermelha, Capitão Wagner. “Nos locais, em visita à escola, um aluno ou aluna irá representar os colegas na entrega dos kits, a fim de não gerar aglomerações no período pandêmico”, detalha Júlio Cals. De acordo com ele, os municípios cearenses citados detém um grande número de alunos na faixa etária atendida pelo projeto, fato este que foi crucial para a destinação dos kits.

Entre as outras cidades nordestinas beneficiadas pelo projeto se encontram Alagoas, Maceió, Mata Grande e Canapi. Já no Norte do país, os estados do Pará e Acre estão entre os selecionados com 1.635 e 2.238 kits, respectivamente. De acordo com o presidente da Cruz Vermelha Brasileira, a iniciativa visa combater a evasão escolar e ajudar as famílias afetadas economicamente pela pandemia de covid-19 na aquisição dos materiais escolares. “Inúmeras pessoas perderam as suas fontes de renda no período [de pandemia].

Além disso, muitos pais e mães têm medo de que os filhos possam contrair o vírus nos locais de ensino, assim buscamos fortalecer as medidas de prevenção com um manual de cuidados para as crianças, máscaras faciais, álcool em gel e garrafas reutilizáveis de água, assim evita-se também o uso dos bebedouros coletivos”, pontua.

De acordo com ele, a pandemia de covid-19 piorou o acesso à educação no Brasil, visto que nem todas as famílias conseguiam propiciar um ambiente adequado de estudos em modelo remoto, principalmente aquelas que se encontravam em situação de vulnerabilidade sendo ameaçadas pelo desemprego e pela fome. “É uma pressão muito grande viver em um contexto assim. Por isso, a Cruz Vermelha Brasileira sempre voltou os seus esforços às pessoas que mais precisam. Somente na pandemia, ajudamos mais de 7 milhões de brasileiros com inúmeros projetos e o nosso trabalho não vai parar até que todos tenham dignidade”, conta.
O kit escolar é composto por mochila, caderno, apontador, borracha, cola branca, tesoura sem ponta, lápis grafite, lápis de cor, garrafa de água, estojo e pacote de folhas A4, além de um manual de prevenção contra a Covid-19, uma caixa de máscaras descartáveis e álcool em gel.

Por Yasmim Rodrigues

Postar um comentário

0 Comentários