Cariri se prepara para as eleições deste ano; cenário deve ser mais competitivo que em 2018

 

Da esquerda para a direita: Eunício Oliveira, Pedro Bezerra, Jacqueline Gouveia e Yury do Paredão (Fotos: Redes Sociais)

A 7 meses do primeiro turno das eleições deste ano, a região do Cariri cearense começa a ver a olhos nus as articulações cada vez mais escrachadas para os palanques. Para governador, nem se espera muito. A disputa deve ser entre um candidato da família Ferreira Gomes, com apoio do PT de Camilo (não o de Luizianne), contra o deputado federal bolsonarista Capitão Wagner (Pros). Assunto batido.

O ânimo no Cariri está mesmo é na disputa para os cargos legislativos. Para estadual, Davi de Raimundão deve disputar sua reeleição. Seus principais adversários devem ser Jacqueline Gouveia e Fernando Santana. Cogita-se também Darlan Lobo, o que é pouco provável.

Nelinho, Pedro Bezerra, Yury do Paredão e Eunício Oliveira devem protagonizar, na região, a disputa para o cargo de deputado federal. Sem as dezenas de milhares de votos cativos de Normando Sóracles, eles devem ter uma maior facilidade de obter eleitores em certos redutos. 

Para o Senado, Camilo Santana deve ser amplamente apoiado no Cariri. Em pouco mais de 7 anos de governo, o cratense conseguiu, andando entre gregos e troianos, construir boas relações com as mais diferentes correntes políticas. Sempre em sintonia com os FG, claro, ainda que tivesse de se afastar do próprio PT.

O fator Jacqueline Gouveia

Eunício Oliveira deve fazer dobradinha com a ativista e vereadora de Juazeiro do Norte Jacqueline Gouveia. O ex-senador tem intensificado as tratativas com a parlamentar. Uma aposta interessante.

Yury do Paredão e Nelinho são outros que também estão de olho em Jacqueline. Ela foi a candidata mais votada para o cargo de vereadora de Juazeiro do Norte nas eleições de 2020. Tem arsenal político. 

Para onde vão os votos de Normando Sóracles?

Normando Sóracles obteve 28.218 votos na disputa para o cargo de deputado federal nas eleições de 2018. Ficou na suplência e assumiria, se vivo fosse, uma cadeira em abril último. Seu filho Daniel Victor tem evitado confirmar candidatura. Sequer uma sigla. Tende a ir para o PSD de seu pai, mesmo que não venha a concorrer.

Normando construiu seu reduto após décadas de presença nos cenários da política e da comunicação. Não há qualquer outra figura como ele na região. Isso vai gerar uma carência em seus eleitores cativos, que devem se inclinar para Eunício, seu amigo.

E Fernando Santana?

Cogita-se que concorra para vice-governador na chapa do PDT. Isso só deve ser definido em julho. Se não, concorre para estadual de novo e vai tentar ser presidente da Assembleia Legislativa.

Concentração no Crajubar

O palco mor dos postulantes aos parlamentos estadual e federal deve ser o Triângulo Crajubar. Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha são os maiores municípios do Cariri. O que acontece aqui, dá o tom do que acontece nos outros 26 municípios da região.

Outros candidatos a deputado federal devem ser anunciados, mas o protagonismo vai se concentrar em Yury do Paredão, Nelinho, Pedro Bezerra e Eunício Oliveira.

Para estadual, Fernando Santana, Davi de Raimundão e Jacqueline Gouveia.

Crato

Em Crato, nomes como Pedro Lobo, Dr. Leitão, Rafael Branco e Lucas Brasil também seguem trabalhando para fortalecer suas candidaturas na corrida para a Assembleia Legislativa.

                                                           Miséria

Postar um comentário

0 Comentários