UM OLHAR PARA O FUTURO: "ELENILSON GOUVEIA CARVALHO É O MAIS JOVEM AMBIENTALISTA A SER HOMENAGEADO COM O DIPLOMA E O TROFÉU PROTETOR DA CAATINGA", DIA 15 DE DEZEMBRO DE 2021, NO AUDITÓRIO MURILO AGUIAR DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO CEARÁ.

 




A saga do jovem ambientalista começou na sua terra natal a comunidade da CHAPADA no Município de BARROQUINHA, aos 9 anos, ocasião em que entrou para participar do PROJETO PROTETORES DOS MANGUES, tendo participação exemplar e de lá para cá sua trajetória de vida tem sido luminosa.

Mudou-se para a cidade de PACUJÁ, com 16 anos, começando a atuar de frente no PROJETO JOVENS AMBIENTALISTAS onde fez a diferença, sempre com ações voltadas para defesa e recuperação do Bioma Caatinga, sabendo o valor de se plantar uma árvore além de conhecer a maioria das espécies nativas e exóticas introduzidas erroneamente em nosso Bioma.
LÉO CARVALHO, como é conhecido, foi o responsável pelo fortalecimento da CADEIA PRODUTIVA DO ARTESANATO DA PALHA DA CARNAÚBA, no Município de Pacujá, onde um grupo de MÃE da Pastoral da Criança estão a frente desse trabalho e deram a cidade de Pacujá a sua identidade artesanal, hoje a COLEÇÃO ARTE PACUJÁ, graças ao inédito apoio da CEART - CENTRAL DE ARTESANATO DO CEARÁ, é sinônimo de beleza, determinação e de exemplo do trabalho com a palha da Carnaúba, Árvore Nativa do Bioma Caatinga encontrada em abundância no ceará e no Piauí, onde se tornaram ÁRVORES SÍMBOLO.

O jovem ambientalista soube calcular o êxito dessa última ação, viu na CARNAUBEIRA uma excelente oportunidade para PRESERVAÇÃO dessa espécie no Município de Pacujá, foi além por ajudar a assegurar OCUPAÇÃO e RENDA para diversas famílias, que hoje são reconhecidas nacionalmente. 

O jovem ambientalista ELENILSON GOUVEIA CARVALHO soube com sua inteligência e simpatia conquistar a sociedade com o seu trabalho, sendo admirado por sua determinação e exemplo de vida na sociedade. Hoje ele é funcionário da Prefeitura Municipal de Pacujá, lotado na Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural. Tem atuação marcante no município, ele contribui por 3 anos para a conquista do SELO UNICEF - Edição 2017 - 2020 como coordenador auxiliar e hoje, é membro da Comissão Interinstitucional do Selo UNICEF - Edição 2021 - 2024.

Postar um comentário

0 Comentários