Sema Será Agraciada Com Prêmio Muriqui Por Ações De Preservação Da Mata Atlântica.

 


Preio-Muriqui

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) será agraciada com o Prêmio Muriqui, um dos mais relevantes prêmios ambientais do país. A distinção conservacionista brasileira é um reconhecimento ao trabalho realizado pelo Governo do Ceará pela preservação e promoção do desenvolvimento sustentável na área da Mata Atlântica. A solenidade acontece dia 23 de novembro, às 19h, no auditório Waldir Diogo da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), dentro da programação do Encontro Anual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) 2021, que ocorre no período de 22 a 26 de novembro, em Fortaleza.

– Programação Geral do Encontro

– Programação do Seminário

Para o titular da Sema, Artur Bruno, o prêmio é uma honra. “Seremos homenageados pelo tratamento que damos à Mata Atlântica, fruto de um grande trabalho que vem sendo desenvolvido pela equipe da Secretaria”, disse. Na gestão Camilo Santana, três unidades de conservação (UCs) estaduais ganharam o título de Posto Avançado da RBMA: Parque Estadual do Cocó, em Fortaleza; Parque Estadual Botânico do Ceará, em Caucaia; e Refúgio da Vida Silvestre (Revis) Periquito Cara Suja, em Guaramiranga. Instituído pelo Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, o Prêmio é constituído de uma estatueta de bronze, representando um Muriqui (Brachyteles arachnoides e B. Hypoxanthus), e um diploma. O Muriqui, maior primata da América do Sul, é o animal símbolo da RBMA.

Representantes dos 17 estados brasileiros inseridos na Mata Atlântica participam do Encontro híbrido, que reúne cinco grandes eventos: 30a Reunião Anual do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (CNRBMA); 21a Assembleia Geral do Instituto Amigos da Reserva da Mata Atlântica; Seminário Internacional “A RBMA e a Agenda Global de Sustentabilidade”; Encontro da Rede Brasileira de Reservas da Biosfera e 1º Encontro da Rede Brasileira de Jovens Biosféricos. Haverá ainda a celebração pelos 30 anos da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e pelos 50 anos do Programa MAB Unesco de cooperação científica internacional sobre as interações entre o homem e seu meio. Todos os protocolos sanitários indicados pelas autoridades serão devidamente seguidos em todas as atividades presenciais.

Prêmio Muriqui

O Prêmio Muriqui é considerado uma das mais importantes homenagens às ações ambientais no país. Reconhece o trabalho de pessoas físicas ou entidades públicas e privadas, nacionais ou estrangeiras, que “contribuam para a conservação da biodiversidade, o fomento e divulgação dos conhecimentos tradicional e científico e a promoção do desenvolvimento sustentável na área da Mata Atlântica”. Instituído em 1993, pelo Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, o prêmio já foi outorgado para: organização SAVE Brasil, Fundação Brasileira para Conservação da Natureza, Projeto Tamar, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, fotógrafo Sebastião Salgado, naturalista, professor, pesquisador e político brasileiro, Paulo Nogueira Neto, e ambientalista, biólogo e pesquisador norte-americano, Thomas Lovejoy.

Reservas da Biosfera

Reservas da Biosfera são áreas de ecossistemas terrestres e/ou marinhos reconhecidas pelo programa o Homem e a Biosfera (The Man and the Biosphere Programme – MaB), da UNESCO “como importantes em nível mundial para a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável e que devem servir como áreas prioritárias para experimentação e demonstração dessas práticas”. Criado em 1971, o MAB/Unesco é um programa de cooperação científica internacional sobre as interações entre o homem e seu meio. As Reservas da Biosfera (RBs) são a principal linha de ação do MAB/Unesco e sua concepção é um inovador instrumento de planejamento para combater os efeitos dos processos de degradação ambiental.

Serviço

Encontro Anual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) 2021
Quando: de 22 a 26 de novembro de 2021
Onde: Auditórios Waldir Diogo e Luiz Esteves – FIEC
Endereço: Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota, em Fortaleza.

Postar um comentário

0 Comentários