Páginas

Facebook

segunda-feira, 18 de outubro de 2021

REGIÃO DOS INHAMUNS : ESTAÇÃO ECOLÓGICA DE AIUABA, SITUADA NO MUNICÍPIO DO MESMO NOME, NA REGIÃO DOS INHAMUNS, SERÁ HOMENAGEADA COM O TROFÉU E O DIPLOMA PROTETOR DA CAATINGA.

 



legislao-5-728

image    

                                                                   foto o Xereta  

image    


É afirmação geral: "reconhecimento dos mais justo e merecidos a ESTAÇÃO ECOLÓGICA DE AIUABA", com 43 anos de existência, se destaca nas pesquisas científicas e na preservação da FAUNA e da FLORA do BIOMA CAATINGA, sendo única, possui a maior área de conservação do nosso Bioma, com uma cobertura vegetal de floresta de caatinga-arbórea, exercendo grande influência na manutenção da diversidade florística e faunística desse Bioma ainda meio desconhecido. Essa reserva exerce um papel primordial no ciclo hidrológico da região graças a sua cobertura florestal. Com uma área total em torno de 11.525,3 hectares, com um perímetro de 72.77Km, está fincada no Semiárido Nordestino parcialmente no Município de Aiuaba, região dos Inhamuns, no Estado do Ceará. Essa tem uma nobre missão que é proteger o BIOMA CAATINGA, uma Universidade com Várias Bibliotecas da caatinga a Céu Aberto, Celeiro de Pesquisas Científicas desse Bioma Caatinga, ESSE DESCONHECIDO.

É importante ressaltar a grande importância e a influência que exerceu o PARISC - Pacto Ambiental da Região dos Inhamuns e Sertões de Crateús, quando provocou e promoveu AUDIÊNCIA PÚBLICA no dia 27 de Março de 2014, levando a cidade de Aiuaba várias Instituições, Universidades, Secretarias de Estados, Municipais, Prefeitos,Vereadores, Professores, Estudantes, Ambientalistas e o representante da Senhora Ministro de Estado do Meio Ambiente, sendo a maior reunião de todos os tempos em DEFESA da Estação Ecológica de Aiuaba.
Os que fazem a Estação Ecológica de Aiuaba, manifestaram a sua gratidão, expressaram a sua satisfação e felicidade por esse reconhecimento, para eles, representa, significativa recompensa, aos esforços e trabalho em prol da maior estação ecológica da Caatinga, mantendo intacta, uma densa área com cobertura vegetal genuinamente do nosso Bioma.
O blog Amaury de Alencar e o site Matheus Repórter Cariri se sentem honrados neste momento, por reconhecer os méritos da Estação Ecológica da Aiuaba e a sua importância para o Semiárido Nordestino. Fazemos nosso parte. Esperamos, próximo dia 15 de Dezembro de 2021, na Assembléia Legislativa do Ceará, A CASA DO POVO, em Fortaleza, expressar a nossa gratidão a esta Estação Ecológioca.